sábado, 14 de junho de 2008

Apito Final: Flamengo 2x4 São Paulo

Caiu o último invicto do Campeonato Brasileiro. Em uma partida com 55mil torcedores e seis gols, o São Paulo levou a melhor, fora de casa, contra o Flamengo. O time paulista demonstrou eficiência ofensiva, enquanto o rubro-negro foi frágil na defesa. Borges (2), Aloísio e Éder Luiz marcaram a favor do tricolor. Ibson fez os dois gols para o time da casa. Apesar da derrota, o Flamengo permanece na liderança, e só perde o posto se Náutico ou Grêmio vencerem por goleada seus jogos de logo mais.

O jogo

O Flamengo começou dominando as ações ofensivas, empurrado pelos seus torcedores. O São Paulo, por outro lado, tentava aproveitar os erros do adversário, adotando uma postura mais defensiva. Aos 22min, Borges abriu o marcador a favor dos paulistas, após ajeitada de Hugo. Três minutos depois, Fábio Luciano marcou para os cariocas, mas, em um lance duvidoso, foi marcado impedimento. Enquanto o São Paulo cadenciava o jogo, tentando manter a posse de bola, o Flamengo, quando a possuía, partia com tudo para cima do rival. No fim da primeira etapa, após cruzamento da esquerda, Ronaldo Angelim exigiu boa defesa de Rogério Ceni, e a etapa inicial terminou vitória tricolor pelo placar mínimo.

Após voltarem do vestiário, os cariocas ganharam mais qualidade no toque de bola, com a entrada de Jonathas no lugar de Toró. O resultado do equilíbrio exercido pelo Flamengo foi o pênalti de Jancarlos em Diego Tardelli, aos 10min. Na cobrança, Ibson deslocou Rogério Ceni, deixando tudo igual. Contudo, em um momento em que era superior e estava perto de virar a partida, o rubro-negro sofreu o baque. Confusão generalizada entre zagueiros e goleiro flamenguista, e Borges aproveitou, marcando seu segundo gol no jogo. A coisa piorou três minutos depois, quando Richarlyson levantou e Aloísio cabeceou no canto, sem nenhuma chance de defesa para Bruno. Quando a massa flamenguista já dava sinais de irritação com o time, Caio Júnior promoveu a entrada de Obina no jogo. Na sua primeira participação, o atacante fez boa jogada e sofreu pênalti. Ibson repetiu o canto da primeira cobrança, mas Ceni, esperto, saiu antes e conseguiu a defesa. Contudo, Ibson pegou o rebote, de cabeça, para diminuir a vantagem paulista.

Obina, aos 30min, marcou, mas novamente o Flamengo teve um gol anulado por alegação de impedimento. O time carioca foi ao ataque, criou algumas chances, mas a defesa do São Paulo soube segurar o ímpeto dos atacantes adversários e, de quebra, fez o quarto gol. Já esgotado o tempo regulamentar, Rogério Ceni fez ótimo lançamento para Éder Luiz, que dominou, cortou a zaga e bateu. Bruno pouco se mexeu.

O atual campeão brasileiro vem crescendo na competição e, se não perder jogadores importantes - ou repor bem suas perdas -, tem boas chances de cavar uma vaga à Libertadores ou, quem sabe, ao título. O Flamengo não esteve bem defensivamente na partida de hoje. O setor, que vinha atuando corretamente, não conseguiu estabilidade e permitiu, infantilmente, liberdade ao ataque adversário. Caio Júnoir espera corrigir os problemas e vencer o Ipatinga, na próxima rodada, fora de casa. O São Paulo recebe o Sport, campeão da Copa do Brasil, em seu próximo compromisso.

imagem: UOL Esporte.

Nenhum comentário: