domingo, 14 de setembro de 2008
Bola em Jogo: Cruzeiro x Palmeiras
O Palmeiras tem importantes desfalques para o jogo no Mineirão. A dupla de ataque Kléber e Alex Mineiro está fora da partida cumprindo suspensão. As ausências fizeram Vanderlei Luxemburgo armar o time num 3-5-2 com Lenny jogando no ataque ao lado de Diego Souza, adiantado. Com isso, Evandro terá liberdade para armar no meio. Quem retorna ao time titular é Léo Lima, que jogará como volante ao lado de Sandro Silva. Na defesa, o garoto Mauricio ganha nova oportunidade, já que Jéci se machucou e está fora.
Pelo time celeste, o principal problema é para substituir Guilherme no ataque. O nome mais cotado para fazer a dupla ofensiva ao lado de Jajá é Thiago Ribeiro. Além disso, Thiago Martinelli, que substituiu Espinoza na última partida, hoje fará dupla com ele entrando no lugar do suspenso Thiago Heleno. Ainda resta uma dúvida: saber se Ramires, com dores no tornozelo, terá condições de jogar, caso não jogue, Camilo será o substituto.
Contando com a torcida, que promete lotar o Mineirão, a Raposa que a vitória de qualquer maneira. A surpresa pode estar vindo de São Paulo, já que o esquema que será usado pelo Palmeiras nunca foi posto em prática. No primeiro turno, o Verdão goleou o adversário por 5 a 2. Hoje, a história deve ser outra. O jogo promete ser duro.
Palpite: Empate
Bola em Jogo: São Paulo x Flamengo
São Paulo e Flamengo fazem clássico decisivo no Morumbi, às 16h deste domingo, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Decisivo porque, além de estarem separadas na tabela de classificação por apenas um ponto, as equipes lutam por vaga no G-4 da competição e não querem perder a oportunidade de se aproximarem do líder Grêmio, que perdeu em casa para o Goiás na noite de ontem. Sete mil flamenguistas já compraram ingresso e prometem realizar uma "mini-invasão" no estádio do rival. A ordem no atual bi-campeão é vencer a qualquer custo, caso o objetivo seja a conquista do tricampeonato.No segundo turno do Brasileirão, o São Paulo teve sentida queda de produção. O time, que venceu apenas uma vez desde a 20ª rodada, vem de três empates consecutivos. O aproveitamento de pontos é de 40%, muito aquém dos 57,9% conseguidos na primeira metade do certame. Para o duelo desta tarde, o 3-5-2 de Muricy Ramalho conta com a volta de Hernanes, que defendera a seleção brasileira. Com isso, Jorge Wagner vai para a ala-esquerda e manda Richarlyson para o banco. No ataque, Borges sentiu lesão em um treinamento e é dúvida. Uma nova oportunidade pode ser dada a André Lima.
Do outro lado, o Flamengo do técnico Caio Júnior está invicto na segunda metade do campeonato - o time conquistou três triunfos e empatou por duas vezes. Sem fazer mistério, o treinador já anunciou os onze titulares que vão enfrentar o tricolor paulista. A maior novidade é o atacante Josiel, artilheiro do Brasileirão 2007 jogando pelo rebaixado Paraná. Pela esquerda, o lateral Juan, titular no empate da seleção brasileira diante da Bolívia, é um retorno significativo.
Apesar da invencibilidade rubro-negra, há de se analisar que quatro dos cinco jogos da equipe no segundo turno foram contra clubes que ocupam a metade de baixo da tabela de classificação. Contudo, os comandados de Caio Júnior vêm recuperando o entrosamento e a confiança que tinham no início do campeonato. Entrosamento que o São Paulo ainda não encontrou no returno do torneio. No primeiro jogo que fizeram pela competição nacional, vitória fora de casa do tricolor por 4 a 2, com péssima atuação da defesa flamenguista e tarde inspirada de Hugo e Borges.
Palpite: Empate.
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
sábado, 6 de setembro de 2008
Bola em Jogo: Fluminense x Grêmio
Para chegar aos 9 pontos de diferença do vice-líder, o Imortal contará com Souza começando no time titular ao lado de Marcel no ataque. Isso porque o atacante Perea se lesionou nessa semana. Além disso, outra novidade pode ser a entrada de Hélder no lugar de Anderson Pico, por opção do treinador.
Pelo time das Laranjeiras, Diego tomará conta da meta no lugar de Fernando Henrique, qu está machucado e desfalca a equipe. No ataque, Maicon fará dupla com Washington para tentar furar a defesa dos grandalhões gaúchos. Everton Santos continua ajudando Conca na armação.
O duelo de tricolores está marcado para às 18h20m no Maracanã. Atenção é a palavra-chave para o time carioca segurar o rápido ataque gaúcho, que fica ainda mais veloz com Souza no ataque. Promessa de jogo apertado.
Palpite: Empate
Apito Final: Vasco 1x3 Cruzeiro

O jogo
A equipe visitante foi superior desde o apito inicial. A situação na partida, que já era ruim para o Vasco, piorou com três acontecimentos em quatro minutos. Aos 23min, o lateral Wagner Diniz, um dos destaques do time, torceu o tornozelo e teve que ser substituído. Dois minutos depois, o volante Jonílson fez falta dura em Ramires e recebeu cartão vermelho. Aos 27min, Wagner bateu falta e a bola bateu na mão de Edu, que estava na barreira. O árbitro Rodrigo Cintra marcou pênalti. Guilherme converteu. Dez minutos depois, Jajá deu belo passe para Ramires, que, na saída do goleiro Tiago, aumentou a vantagem cruzeirense. No minuto final do primeiro tempo, Guilherme quase fez mais um, mas parou na boa defesa de Tiago.
Para a etapa complementar, o Vasco voltou com André e Serginho nas vagas de Edu e Alex Teixeira. Vendo o adversário acomodado com o resultado, a equipe carioca passou a ter mais volume de jogo e a chegar mais vezes ao ataque. O gol veio aos 25min, quando Madson cobrou falta da direita e o zagueiro André subiu de cabeça para marcar. Entretanto, três minutos depois Guilherme foi lançado na área, totalmente livre de marcação. O atacante driblou o goleiro Tiago, mas foi agarrado e Rodrigo Cintra marcou novo pênalti, expulsando o arqueiro vascaíno. Já feitas as três substituições, o Time da Colina se viu obrigado a lançar o atacante Edmundo no gol. Na cobrança, Guilherme bateu no canto direito de Edmundo, que pouco se mexeu. Em desvantagem de dois gols e dois jogadores, o Vasco nada pôde fazer para tentar o empate. Mesmo com um goleiro-não-goleiro do outro lado, o Cruzeiro não conseguiu ampliar a vantagem e o jogo terminou mesmo no 3 a 1.
Terminado o jogo, Edmundo desabafou para os repórteres, aos prantos: "A gente é roubado em todo lugar. A gente não merece isso não. Isso é muito humilhante para mim. Estou chorando porque a gente tem uma torcida que não merece isso, merece coisa melhor. É humilhante demais. Eu não preciso disso não. Dentro do campo, o cara ficar debochando da gente". Com a vitória, o Cruzeiro subiu á vice-liderança, auxiliado pela derrota do Palmeiras para o Sport, por 3 a 0, em São Paulo. O Vasco permanece na 14ª posição, cada vez mais perto da zona de rebaixamento - caso perca novamente, o Time da Colina já pode ser um dos quatro últimos na próxima rodada.
quinta-feira, 4 de setembro de 2008
Bola em Jogo: Vasco x Cruzeiro
O Vasco recebe o Cruzeiro, às 20h30 desta quinta-feira, em São Januário, buscando um afastamento da zona de rebaixamento. Para isso, a equipe cruzmaltina, 15ª colocada no Brasileirão, precisa quebrar um tabu: há quatro jogos não derrota o Cruzeiro. Por sua vez, o time estrelado ocupa a terceira posição e quer se manter na cola do líder Grêmio, que tem oito pontos a mais. As novas contratações de ambos os clubes, Pedrinho (Vasco) e Sorín (Cruzeiro) ainda não podem atuar.O treinador Tita realiza seu sétimo jogo no comando do Vasco. Em São Januário, o técnico venceu todas as partidas que disputou. Para o duelo desta noite, conta com o retorno do meia Madson e do volante Jonílson, que estavam suspensos. No meio-campo, Alex Teixeira sente lesão e é dúvida. Jean pode substituí-lo, sendo recuado para a posição. O atacante Edmundo, poupado na derrota para o Grêmio, volta ao time.
Confira aqui a provável escalação do Vasco da Gama.
O desempenho do Cruzeiro no segundo turno é pífio. Em quatro partidas, apenas quatro pontos, aproveitamento de 33,3%. Além disso, a equipe mineira não vence há três rodadas. Diante do Vasco, o técnico Adílson Batista deve escalar Léo Fortunato ou Thiago Martinelli na vaga de Espinoza, convocado para a seleção equatoriana. Há ainda mais duas dúvidas. O lateral-esquerdo Jadílson está machucado e não tem condições de jogo. Nos treinos, Adílson utilizou de Fernandinho e Carlinhos para a posição, mas ainda não divulgou quem começa em campo. No ataque, Gérson Magrão é o mais cotado para fazer dupla com Guilherme. Em 2008, oito atletas diferentes já compuseram o ataque juntamente ao artilheiro estrelado no Brasileirão.
Confira aqui a provável escalação do Cruzeiro.
Adílson, mais uma vez, abre mão de um atacante, isolando Guilherme à frente. Entretanto, essa pode ser uma boa saída, pois Wagner e Gérson Magrão chegam bem ao ataque, além de a equipe contar com o "elemento-supresa" Ramires, um versátil jogador. O Vasco entra com três atacantes e tem que superar a falta de objetividade e pontaria dos seus jogadores. Jean, Edmundo e Alan Kardec, se estiverem com bom entrosamento, têm tudo para infernizar a vida da zaga cruzeirense. Ambos os times vêm sendo criticados quanto à falta de ofensividade. Oportunidade para, neste jogo, alguma das equipes responder bem às críticas.
Palpite: Vasco.
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
O Que Vai Rolar - 24ª Rodada
Goiás x Atlético-PR: Beirando a zona de rebaixamento, o Furacão visita o Esmeraldino para tentar repetir o resultado do primeiro turno, quando goleou a equipe goiana por 5 a 0. Entretanto, o retrospecto do rubro-negro não é animador longe de Curitiba - em 11 jogos, dez derrotas e apenas um triunfo. O treinador Mário Sérgio deve escalar o mesmo time que perdeu para o Palmeiras na última rodada. Para vencer em casa, o Goiás tem que superar as baixas, pois Fernando e Paulo Baier permanecem machucados e Adriano Gabiru está suspenso. Romerito e Paulo Henrique também podem ficar de fora, pois dependem de aval médico. Resultado no Primeiro Turno: CAP 5x0 GOI.
Palpite: empate.
Atlético-MG x São Paulo: Realizando má campanha no Brasileirão, o Galo recebe o tricolor paulista, quinto colocado, no Mineirão. Os experientes Petkovic e Marques estão machucados e não entram em campo. Mariano, que cumpriu suspensão no empate diante da Portuguesa, retorna ao time. No São Paulo, Muricy Ramalho não divulgou a equipe que começa jogando, mas Hugo, que volta suspensão, provavelmente estará entre os titulares. A dupla de ataque deve ser formada por Dagoberto e André Lima. Resultado no Primeiro Turno: SPO 5x1 CAM.
Palpite: São Paulo.
Figueirense x Flamengo: Sétimo colocado na tabela, o Flamengo vai para Florianópolis enfrentar o Figueira, que ocupa o 13º lugar. Airton, Ibson e Vandinho retornam à equipe. O lateral-esquerdo Juan, convocado para a Seleção Brasileira, não joga. No Figueirense, PC Gusmão não tem a disposição os meias Rodrigo Fabri e Magal, que estão contundidos. O lateral Diego, suspenso, também fica fora. Willian Mateus e Leandro Soares disputam a sua vaga. Resultado no Primeiro Turno: FLA 5x0 FIG.
Palpite: Flamengo.
Santos x Vitória: Ambos vindos de empate sem gols na 23ª rodada, Santos e Vitória se enfrentam nesta quarta na Vila Belmiro. Sem perder há quatro jogos, porém ainda na penúltima colocação, o Peixe não tem Kléber, convocado para a Seleção brasileira. Carleto será o substituto. No lado rubro-negro, o técnico Wagner Mancini tem todos os seus atletas em condições de jogo. A única mudança deve ser a entrada do atacante Rodrigão no lugar de Dinei, que foi contratado por um clube espanhol. Resultado no Primeiro Turno: VIT 1x0 SAN.
Palpite: empate.
Jogos de Sábado
Náutico x Ipatinga: Deixar a zona de rebaixamento é o objetivo de ambas as equipes. provavelmente, quem vencer o conseguirá. No Timbu, os volantes Alceu e Ticão, além do zagueiro Negretti, todos suspensos, não jogam. No ataque, Felipe foi barrado. Gilmar deve formar dupla com o baixinho Kuki. Por outro lado, o Ipatinga tem boa chance de sair da última posição pela primeira vez no Brasileirão. O técnico Márcio Bittencourt tem a oportunidade de repetir a escalação das duas últimas partidas do Tigre, pois não tem nenhum problema com jogadores lesionados ou suspensos. Resultado no Primeiro Turno: IPA 0x0 NAU.
Palpite: empate.
Internacional x Portuguesa: Há duas rodadas sem vencer, o Colorado tem a obrigação da vitória, jogando contra uma equipe que ocupa a zona de rebaixamento. A Lusa vai a porto Alegre sem contar com o zagueiro Bruno Rodrigo, expulso diante do Atlético-MG, e com os volantes Dias, suspenso por ter recebido três cartões amarelos, e Gavilán, convocado para a seleção paraguaia. No Inter, Nilmar e D'Alessandro estão com as suas seleções e não atuam. Guiñazu é outro desfalque, por estar suspenso por terceiro cartão amarelo. Resultado no Primeiro Turno: POR 3x1 INT.
Palpite: Internacional.
Coritiba x Botafogo: Conforonto de equilíbrio no Couto Pereira. Os times estão separados por apenas dois pontos na tabela de classificação. Enquanto o bota é quinto, com 39, o Coxa é o oitavo, com 37. Na equipe da casa, que sofreu apenas uma derrota jogando em Curitiba, Alê, suspenso, é desfalque. Hugo e Rubens Cardoso estão machucados e também ficam fora. Pelo lado botafoguense, o goleiro Castillo não joga, pois foi convocado para a seleção uruguaia. O atacante Wellington Paulista, se recuperando de lesão, é dúvida. Resultado no Primeiro Turno: BOT 2x1 CTB.
Palpite: Coritiba.
domingo, 17 de agosto de 2008
Apito Final: Grêmio 1 x 0 São Paulo
O jogo
O jogo começou equilibrado. O Grêmio apostava nas bolas aéreas e na marcação sob pressão para ganhar volume na partida. E foi no jogo pelo alto que o time da casa abriu cedo o placar aproveitando-se do desentrosamento da zaga são-paulina e do gramado molhado. Aos 9min, Marcel avançou pela direita e cruzou para Perea, em posição irregular, desviar e enganar o goleiro Rogério Ceni. 1x0
O São Paulo, que declarou que o jogo era uma decisão, teve que correr atrás do placar. E tentou. Mas com falta de criatividade no meio, o time só abria espaço para os contragolpes gremistas. Com o jogo se aproximando da metade da primeira etapa, Anderson Pico teve duas oportunidades no ataque e disperdiçou. Na primeira, pegou rebote e chutou fraco e na segunda, cabeceou longe do gol.
Antes de terminar o período inicial, Dagoberto e Léo se estranharam em disputa de bola e foram expulsos de campo. No segundo tempo, Borges retornou ao time após um tempo lesionado no lugar de André Lima. E deu certo. O time visitante melhorou no jogo e chegou a assustar o goleiro Victor com bola no travessão do atacante que acabara de entrar.
Com a entrada de Éder Luis no lugar de Jorge Wagner, o time ficou ainda mais ofensivo. Mas sem competência para vencer a boa defesa gaúcha. O ex-são-paulino Souza fez sua estréia no Imortal contando com apoio da torcida. Aos 27min, Jean perdeu uma oportunidade incrível quando chutou rente à trave.
O jogo se encaminhava para o fim e a equipe paulista, nervosa em campo, não conseguia se apresentar bem ao ataque. Com isso, a última chance foi do adversário. Aos 40min, Reinaldo ganhou do zagueiro e chutou colocado. A bola bateu na trave de Rogério Ceni e volta para o atacante, que chuta para fora perdendo um gol feito.
E ficou assim. Na próxima rodada, o líder Grêmio enfrenta o Flamengo, no Maracanã, enquanto o São Paulo recebe o Atlético Paranaense, no Morumbi.
imagem: globoesporte.com
Bola em Jogo: Grêmio x São Paulo
O time da casa tem apenas um desfalque para a partida. O zagueiro Willian Thiego sofreu uma lesão no tornozelo e, com isso, Léo retoma a vaga ao lado de Pereira e Rever. O meia Souza, ex-São Paulo, não começará jogando contra o time que defendeu antes de ir para a Europa. Mas o principal atributo da equipe gaúcha será o apoio incondicional da torcida.
Pelo time paulista, o zagueiro Anderson, que estreiou com a camisa tricolor contra o Atlético-PR, deverá compor o sistema defensivo. Com isso, Muricy Ramalho volta a utilizar o 3-5-2. Joilson, suspenso, é um único problema para o treinador, que tem como opção Jean para jogar ao lado de Richarlyson no meio. Borges, recuperado de lesão, estará à disposição no banco de reservas.
Como ainda não perdeu no Olímpico, a equipe comandado por Celso Roth deverá contar com a presença de 45 mil pessoas para o jogo. Memo com a previsão de chuva, esse número não tende a diminuir, já que contra o Palmeiras, 37 mil pessoas assistiram ao jogo debaixo d'água.
Palpite: Grêmio
sábado, 16 de agosto de 2008
Bola em Jogo: Cruzeiro x Vitória
O Cruzeiro, vice-líder do Brasileirão, recebe o quinto colocado Vitória, no Mineirão, neste sábado, às 18h20, em jogo válido pela rodada de abertura do returno da competição, buscando uma aproximação ao topo da tabela. Na última rodada, o time celeste teve uma série de quatro triunfos consecutivos interrompida pela derrota por 2 a 1 diante da Portuguesa, e viu o líder Grêmio abrir uma vantagem de cinco pontos. Do outro lado, o Leão, que goleou o Vasco por 5 a 0 em seu último compromisso, espera surpreender a Raposa e voltar ao grupo dos clubes que se classificam à Libertadores’ 2009.Para o jogo desta noite, Adílson Batista conta com o retorno do importante meia Wagner, que se machucou contra o Flamengo e desfalcou o Cruzeiro nas duas últimas partidas. Henrique, outro meio-campo, sente o pé direito e depende de aval médico para começar jogando. Na zaga, Thiago Martinelli substitui Thiago Heleno, que cumpre suspensão automática. Espinoza é o mais cotado para formar dupla com Martinelli, mas ainda pode ficar fora – o equatoriano voltou de Quito, onde foi tirar visto estadunidense, e está desgastado da viagem.
No rubro-negro baiano, a grande baixa é o armador Marquinhos, uma das revelações do Campeonato Brasileiro, com dores na virilha. O volante Renan, que sente desconforto muscular, não treinou a longo da semana e é dúvida. Outro desfalque é o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro, que levou terceiro cartão amarelo na partida contra o Vasco. Para o seu lugar, o técnico Vágner Mancini deve escalar Daniel.
Jogo de duas equipes que fazem boa campanha no Brasileirão. Caso vença, o Vitória chega a 35 pontos, encostando no Cruzeiro, que tem 36. Entretanto, a tarefa dos baianos é difícil. A equipe estrelada conquistou 83,3% dos pontos disputados no Mineirão. Além disso, o Vitória foi derrotado nas três últimas vezes que atuou fora de casa - diante de Atlético-MG, Grêmio e Palmeiras. Os desfalques também atrapalham bastante. Apesar de tudo, o time baiano já provou que tem qualidade e deve oferecer dificuldades aos cruzeirenses.
sexta-feira, 15 de agosto de 2008
O Que Vai Rolar - 20ª Rodada
Atlético-PR x Ipatinga: O Tigre vai à capital paranaense para correr atrás do prejuízo de acabar o primeiro turno na lanterna. Mas o Furacão, que também não anda muito bem no campeonato, quer fazer valer a força da rena para se afastar da zona de risco. Para o jogo, o Atlético não conta com o novo matador, Rafael Moura, machucado, além de Ânderson Aquino, suspenso. Pelo time do Vale do Aço, Paulinho Dias, lesionado, é dúvida.
Palpite: Atlético-PR
Figueirense x Portuguesa: O time catarinense quer deixar a intermediária para subir no segundo turno. E tem pela frente uma Lusa que não consegue fazer boa sequência de jogos e está perto da zona de risco. Rodrigo Fabri e Marquinho, machucados, desfalcam a equipe de PC Gusmão. Pelo time paulista, além de Diogo, que continua afastado para negociação, Preto, lesionado, fica de fora do duelo.
Palpite: Figueirense
Santos x Flamengo: O Peixe terminou o primeiro turno na zona de rebaixamento. Para começar uma nova vida no campeonato, o time enfrenta o Flamengo, que vinha decadente e quer voltar ao topo. A novidade da equipe rubro-negra é o atacante Marcelinho Paraíba, que fará sua estréia no time. No Santos, também tem cara nova. O volante Wendel, ex-Palmeiras, poderá entrar em campo com a camisa alvinegra.
Vasco x Internacional: Para fugir da degola, o Cruzmaltino recebe no São Januário um Colorado que ainda busca estabilidade no campeonato. Edmundo e Tiago voltam ao time do Vasco, que aposta no garoto Madson, que fez um belo jogo contra o Palmeiras pela Sul-Americana. Pelo Inter, os reforços estarão juntos pela primeira vez. Daniel Carvalho, Gustavo Nery e D'Alessandro estão confirmados, assim como a volta de Nilmar.
Goiás x Náutico: Recuperação é o que está em jogo no Serra Dourada neste domingo. O Náutico saiu da zona do rebaixamento na última rodada do primeiro turno. Ticão, Negretti e Geraldo ainda tratam contusões e devem ficar de fora da partida. No Esmeraldino, retornos importantes. Vitor, que cumpriu suspensão na última rodada, e Ernando, absolvido pelo STJD, estarão em campo contra o Timbu.
Sport x Botafogo: O Leão, que tem muita força dentro da Ilha do Retiro, recebe o Botafogo, embalado pela vitória sobre o Palmeiras pela última rodada do primeiro turno. Apenas uma posição separa os dois times. No Sport, Sidny entra no lugar de Luisinho Netto e o esquema deve ser um 4-4-2 com Francisco Alex no ataque. Pelo Fogão, Wellington Paulista, que estava lesionado, e Carlos Alberto, que cumpriu suspensão, retornam ao time.
Palmeiras x Coritiba: O Verdão recebe um adversário difícil para tentar se manter no G-4. O Coxa vem se firmando na parte de cima da tabela e sonha em entrar na briga pelo título. Para o jogo, o Palmeiras tem problemas. Valdivia está acertando sua transferência para o futebol árabe e não joga. Élder granja e Léo Lima, suspensos, e Pierre, machucado, também estão fora da partida. No Coxa, o time está completo. Hugo continua no banco de reservas.
Fluminense x Atlético-MG: De técnico novo para sair da zona de rebaixamento. Desse jeito que o Fluminense, agora comandado por Cuca, recebe o Galo no Maracanã. Pelo time das Laranjeiras, Eduardo Ratinho deverá fazer sua estréia com a camisa tricolor. Já o time visitante, entra em campo para mostrar a sua força longe do Mineirão. O ataque será mantido. Marques e Jael formam a dupla com apoio de Petkovic.
terça-feira, 12 de agosto de 2008
Balanço Geral - 19ª Rodada
domingo, 10 de agosto de 2008
Bola em Jogo: Coritiba x Sport
O Que Vai Rolar - 19ª Rodada
Jogos de domingo
Vitória x Vasco: O Leão busca três pontos em casa para se aproximar novamente do G-4. O Vasco, de técnico novo, continua tentando fugir da parte de baixo da tabela. Agora no comando de Tita, a equipe não conta conta com Jorge Luiz, suspenso, e Jonílson é dúvida. Pelo Vitória, Vanderson cumpre suspensão e desfalca a equipe. Marquinhos, com dores na coxa, pode não jogar. A boa notícia é que Anderson Martins volta à zaga.
Palpite: Vitória
Botafogo x Palmeiras: O Fogão mostrou que está na briga pelas primeiras colocações ao vencer duas partidas seguidas fora de casa. O Verdão tem por objetivo roubar o segundo lugar do Cruzeiro e não deixar o Grêmio deslanchar. Para o jogo, Gustavo estará denovo entre os titulares, substituindo Gladstone, suspenso. No ataque, Kleber, que cumpriu suspensão, formará novamente dupla com Alex Mineiro. Pelo Alvinegro, o desfalque certo é Carlos Alberto, suspenso.
Palpite: Empate
Portuguesa x Cruzeiro: A Raposa não poderá mais assumir a ponta, após a vitória do Grêmio ontem. Mas precisa da vitória para não perder a posição para o Palmeiras. A Lusa entra em campo na eterna luta contra as últimas colocações. Wagner, lesionado, e Guilherme, suspenso, são as ausências sentidas na equipe mineira. No time do Canindé, Diogo continua fora, resolvendo problemas de transferência.
Palpite: Cruzeiro
Ipatinga x Fluminense: Os desesperados últimos colocados do Brasileirão se enfrentam hoje no Ipatingão. O time das Laranjeiras vai com moral depois de vencer o São Paulo na última rodada. Já o Tigre, que vem de derrota para o Grêmio, precisa ganhar por 4 gols para não terminar o turno na lanterna. Pelo Flu, a única mudança é a entrada de Anderson no lugar de Luiz Alberto, suspenso. No time do Vale do Aço, a boa notícia é o retorno de Augusto Recife.
Náutico x Santos: De volta ao Timbu, o técnico Roberto Fernandes tem a missão de tirar o time da zona de rebaixamento. O Peixe, também de técnico novo, tem o mesmo objetivo, mas joga na casa do adversário. Logo na estréia, Marcio Fernandes tem problemas para escalar o Santos. Kleber, suspenso, e Adriano, machucado, estão fora do confronto. Pelo Náutico, Maurinho, expulso, não joga, mas o time tem as voltas de Everaldo, Geraldo e Ruy.
Internacional x Figueirense: A vitória hoje levará um dos dois times para mais perto do G-4. O outro terminará o primeiro turno no meio da tabela. No Colorado, Daniel Carvalho começa a partida ao lado de Nilmar no ataque. Bolivar também reestréia com a camisa vermelha. Já o Figueira não conta com seu principal atleta. Cleiton Xavier não poderá atuar por questões contratuais. Jackson e Bruno Aguiar estão de volta após suspensão.
sábado, 9 de agosto de 2008
Apito Final: Atlético-MG 0 x 4 Grêmio
O Jogo
O Galo começou com um bom ritmo de jogo, tentando utilizar o fato de jogar em casa. Mas não conseguiu encaixar um ataque que vencesse a excelente zaga gaúcha. Com a sorte e competência de campeão, o Tricolor ganhava volume dentro da partida.
A primeira boa chance do jogo foi aos 14min, quando Petkovic tocou de cobertura pela esquerda sem chances para Victor, mas a bola bateu delicadamente na trave. O troco veio antes do fim do primeiro tempo. Aos 35min, Marcel acertou um lançamento para Willian Magrão que, desiquilibrado, bateu para o gol. A bola ainda desviou em Leandro Almeida antes de parar no fundo das redes de Edson.
Na segunda etapa, o Atlético tentou uma reação, mas sempre encontrava um Grêmio bem postado no sistema defensivo. Mas logo aos 12min a superiorida gaúcha foi mostrada mais uma vez.Vinícius cometeu penalti em Perea. Tcheco bateu e fez o segundo do time visitante.
O Alvinegro ainda teve mais uma chance quando Jael foi derrubado por Léo dentro da área. Apesar dos protestos da torcida, o árbitro não marcou a infração. A partir daí a goleada parecia prevista quando os atacantes gremistas exigiam boas defesas de Edson.
Aos 33min, Brilhou a estrela de Reinaldo. O atacante entrou e recebeu a bola. Precisou de dois chtes para vencer o arqueiro atleticano. Cinco minutos depois, ele estava lá novamente para fechar o placar. Depois de receber cruzamento da direita, empurrou, livre, para as redes.
Fim de jogo. 4 a 0 para mostrar que o time está pronto para ser campeão. Já o Galo deverá cair algumas posições na tabela. Na próxima rodada, o Grêmio recebe o São Paulo enquanto o Atlético-MG enfrenta o Fluminense, fora de casa.
Bola em Jogo: Atlético-MG x Grêmio
O Que Vai Rolar - 19ª Rodada
Jogos de sábado
São Paulo x Goiás: Após a derrota no Maracanã, o Tricolor volta a jogar contra o Goiás, hoje no Morumbi. O time visitante vem aprontando para cima dos favoritos e vai tentar tirar pontos dos donos da casa. Para a partida, o São Paulo tem o retorno de Dagoberto, que cumpriu suspensão. Além disso, Muricy Ramalho pode promover a estréia de Anderson. No Esmeraldino, Julio César e Paulo Henrique voltam à equipe. Ernando e Vitor cumprem suspensão automática.
Palpite: São Paulo
Flamengo x Atlético-PR: Na última rodada do primeiro turno, o Fla quer voltar a vencer depois de 7 jogos para acalmar os ânimos da torcida. O Furacão vem de vitória contra o Náutico e só pensa em se afastar da zona de risco. Para isso, conta com a volta de Alan Bahia ao time titular. A má notícia é que Chico, suspenso, Valencia e Julio Cesar, machucados estão fora. No time da Gávea, muitos problemas. Fábio Luciano, Toró e Obina, suspenso, além de Vandinho, machucados, não enfrentam o Atlético.
Palpite: Empate
sexta-feira, 8 de agosto de 2008
Balanço Geral - 18ª Rodada
Vasco 0x2 Coritiba: A paciência da torcida cruz-maltina definitivamente acabou aos 32 min de jogo, quando Jõao Henrique pegou a sobra de um chute e fez 1 a 0. Ao término do primeiro tempo, Antônio Loeps foi chamado de "burro" pela torcida. Para a segunda etapa, o Vasco voltou melhor, mas desperdiçou as chances que criou. Aproveitando a ousadia do adversário, o Coxa levava perigo em contra-ataques. Aos 33min, a equipe alviverde ampliou a vantagem, com Keirrison, de cabeça. A derrota vascaína deixou o time na 15ª posição e acarretou a demissão do treinador Antônio Lopes.
Grêmio 1x0 Ipatinga: Um gol logo no ínicio da partida, aos 3min, e mais nada. Perea marcou a favor do Grêmio, que mantém a liderança da competição. A equipe gaúcha desperdiçou uma série de oportunidades em contra-ataque ao longo do jogo. Mais uma vez, o Ipatinga não atua mal, mas sai com o resultado negativo. O Tigre permanece na lanterna, agora há três pontos do Fluminense, penúltimo colocado.
Sport 2x0 Portuguesa: Depois de cinco anos sem derrotar a Lusa, o Sport o fez nesta quarta, na Ilha do Retiro. Roger inaugurou o escore no minuto final da primeira etapa. No segundo tempo, Bruno Rodrigo jogou contra as próprias redes, aumentando a vantagem rubro-negra. Resultado péssimo para a Portuguesa, que desceu uma posição e agora ocupa o 16° lugar, na beira da zona de rebaixamento.
Atlético-PR 2x0 Náutico: No primeiro jogo após a demissão do treinador Roberto Fernandes, vitória do Furacão, na Arena da Baixada. Rafael Moura, aos 16min do primeiro tempo, e Danilo, aos 36min da etapa complementar, marcaram os gols do jogo. O resultado fez com que o Atlético-PR saísse da zona de rebaixamento, empurrando o Timbu para o indesejável local. A equipe pernambucana não vence há sete partidas, e o técnico Pintado balança no cargo.
Fluminense 3x1 São Paulo: Os torcedores do Fluminense que foram ao Maracanã vestidos de preto, em protesto à má fase do time, viram o placar das quartas-de-final da Libertadores se repetir. Hugo abriu o placar aos 3min do segundo tempo, mas o rei do jogo foi o atacante Washington, que marcou três vezes e garantiu a virada do tricolor carioca, que permanece na vice-lanterna do Brasileirão.
Goiás 2x1 Flamengo: Sétima partida consecutiva sem vitória. Com esse recente retrospecto, o Flamengo vê, cada dia maior, o afastamento da equipe em relação ao G-4. Iarley, bem posicionado após cobrança de escanteio, fez 1 a 0 aos 6min do segundo tempo. O empate rubro-negro veio com Leonardo Moura, convertendo pênalti sofrido por Juan. Quando poucos esperavam, já nos acréscimos, Iarley se antecipou ao zagueiro, completando cruzamento da esquerda e dando a vitória ao Goiás, 13° colocado na competição.
Santos 2x3 Atlético-MG: A primeira vitória do Galo fora de casa veio com muita emoção, de virada. Depois de Kléber Pereira e Vinícius (com um gol contra) colocarem o Santos em vantagem de dois gols, Jael, Márcio Araújo e Rafael Aguiar marcaram para o Atlético, virando a partida. A vitória colocou a equipe mineira na zona de classificação à Copa Sulamericana. No Santos, enfim, Cuca pediu mais uma vez para sair do comando e, desta vez, foi atendido pela diretoria.
Figueirense 1x2 Botafogo: Sexto jogo consecutivo sem derrota do alivengro carioca. O Fogão saiu na frente com Túlio, aos 16min do primeiro tempo. Mesmo jogando fora de casa e com a expulsão do meia Carlos Alberto, aos 25min, o Bota não se desanimou e continuou pressionando o Figueira. Tiaguinho, aos 9min do etapa complementar, ampliou a vantagem. Oito minutos depois, Rafael Coelho descontou, reanimando o time local. PC Gusmão substituiu volantes por atacantes, sua equipe pressionou, mas não conseguiu o empate.
Apito Final: Palmeiras 3x0 Vitória
Debaixo de uma forte chuva e jogando sobre um gramado denso, o Palmeiras bateu o vitória por 3 a 0, nesta quinta-feira, garantindo-se assim na zona de classificação à Libertadores. O Vitória perdeu a segunda partida consecutiva e permanece na quinta posição. Com o resultado, o Verdão manteve uma escrita de nunca perder para o rubro-negro baiano, jogando em casa, na história do Brasileirão. Apito Final: Cruzeiro 2 x 0 Internacional
O jogo
A partida começou com maior domínio da equipe local. E não precisou de muito tempo para a superioridade se transformar em gol. Logo com 3min, Jadilson acertou um lançamento milimétrico para Gérson Magrão, que driblou o goleiro Clemer e mandou para as redes, livre de marcação para fazer seu primeiro gol com a camisa celeste. 1x0
O Internacional sentia os desfalques e não conseguia criar boas chances para igualar a partida. Do outro lado, a Raposa explorava o jogo pelas laterais, fazendo valer sua velocidade característica. Gérson Magrão continuava fazendo o torcedor não sentir a falta de Wagner. Aos 23min, ele deu um giro e chutou para a boa defesa do arqueiro colorado.
Só a partir dos 30min que o time gaúcho conseguiu melhorar seu volume de jogo. E quase deu resultado. Aos 38min, Índio encontrou Adriano no ataque. O jogador tomou a frente de Marquinhos Paraná, que cometeu o penalti. Nilmar foi para a cobrança, mas Fábio estava lá para salvar a equipe mineira com uma ótima defesa.
No segundo tempo, antes que o Inter pudesse esboçar uma reação, aos 2min Guilherme avançou pela esquerda e cruzou para a área. Sorondo, voltando desesperado para ajudar na marcação, empurrou para seu próprio gol. 2x0
Tentando reagir na partida, o time comandado pelo técnico Tite parou novamente no goleiro celeste. Num cruzamento de Rosinei, Nilmar desviou de cabeça e e viu mais uma vez Fábio se esticar e jogar a bola para fora. Após os 20min de jogo, o Cruzeiro passou a administrar a partida e contou com a fragilidade do ataque adversário para conseguir manter o resultado.
A vitória embala a equipe de Adilson Batista, que enfrenta a Portuguesa no Canindé na próxima rodada e sonha em terminar o primeiro turno na primeira colocação. Já o Internacional tem a chance de se recuperar diante do Figueirense no Estádio Beira-Rio.
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
Bola em Jogo: Cruzeiro x Internacional
Bola em Jogo: Palmeiras x Vitória
Para o duelo desta noite, o Palmeiras não conta com Kléber e Denílson, suspensos. Para suprir a carência ofensiva, Vanderlei Luxemburgo pode adiantar o meia Valdívia ao ataque. No meio-campo, depois de um período longe dos gramados por causa de uma lesão, Evandro tem chances de ser titular. Temeroso com o veloz meio-campo do adversário, Luxa pode, também, escalar Sandro Silva e Jumar como volantes titulares. Pierre e Martinez, recém recuperados de lesões, serão poupados.
No lado rubro-negro, o treinador Vágner Mancini certamente não contará com dois jogadores de defesa. Anderson Martins cumpre suspensão e Leonardo - que pertence ao Palmeiras e está emprestado ao Vitória - não entra em campo devido a uma cláusula contratual. Três outros atletas também podem ficar de fora. O volante Vanderson, o meia Marquinhos e o atacante Dinei sentem leves lesões e serão avaliados pelos médicos minutos antes do início da partida.
Até a meia-noite de quinta feira, 17 mil dos 27 mil ingressos colocados à venda já haviam sido adquiridos pela torcida palmeirense. Caso não perca, o Vitória ultrapassa o São Paulo e retorna à zona de classificação para a Libertadores. O Palmeiras, na terceira posição, com 31 pontos, não tem possibilidades de sair do G-4 e, se fizer seu papel e contar com uma derrota do Cruzeiro, pode chegar à vice-liderança da competição. Equipes com objetivos altos, promessa de jogo quente no Palestra Itália.
quarta-feira, 6 de agosto de 2008
O Que Vai Rolar - 18ª Rodada
Palpite: Coritiba
Grêmio x Ipatinga: O líder do campeonato recebe o lanterna para continuar provando que é favorito ao título. O Tigre, que está com a corda no pescoço, tem a difícil tarefa de superar o Imortal dentro do caldeirão do Olímpico. O Grêmio não conta com o zagueiro Léo, ainda se recuperando de contusão. Pela equipe do Vale do Aço, Augusto Recife, suspenso, e Gian, machucado, desfalcam a equipe.
Palpite: Grêmio
Sport x Portuguesa: O Leão tenta fazer valer a vantagem de jogar em casa para continuar subindo na tabela. Desta vez, a Lusa, que precisa de um bom resultado para fugir do grupo de baixo, vai ao caldeirão da Ilha do Retiro. O Sport volta a jogar com time completo, com exceção de Fumagalli, machucado. Já a Portuguesa continua sem o seu principal atacante, Diogo, em negociação com clubes do exterior.
Palpite: Sport
Atlético-PR x Náutico: O Furacão luta contra a inconstância e joga sob a pressão da torcida contraoTimbu, que também não vive um bom momento na competição. Sem Rodolpho e Valencia, machucados, e Alan Bahia, suspenso, a tarefa do time paranaense fica ainda mais difícil. Mas o Náutico também tem desfalques: Piauí e Ticão, que pertencem ao Atlético, e Ruy, suspenso, estão fora do duelo.
Palpite: Empate
Fluminense x São Paulo: O time das Laranjeiras recebe o tricolor paulista para tentar fugir da zona de rebaixamento. O São Paulo, que entrou no G-4 na última rodada, sonha em chegar à liderança até o fim do primeiro turno. Com Fabinho e Maurício, suspensos, e Arouca, machucado, Renato Gaúcho tem problemas para escalar o seu time. O time paulista perdeu Dagoberto, suspenso, para o jogo e não poderá repetir o ataque que goleou o Vasco.
Palpite: Empate
Goiás x Flamengo: O Esmeraldino recebe o Flamengo no Serra Dourada para tentar se recuperar no campeonato e empurrar o Rubro-negro para a crise. No Goiás, Paulo Henrique, recuperando-se de contusão, é dúvida para o duelo. Paulo Baier volta ao time titular. Pelo time da Gávea, Caio Junior não poderá escalar Diego Tardelli, Ronaldo Angelin e Kléberson, todos machucados.
Palpite: Goiás
Santos x Atlético-MG: O Peixe tenta continuar sua recuperação, que foi interrompida pela derrota para o Coxa e para isso recebe o Galo, que beira à zona de rebaixamento. O Santos não conta com Molina e Adriano, contundidos, além de Dionísio, suspenso, na Vila Belmiro. Já o Atlético Mineiro perdeu Calisto, que tomou o terceiro amarelo, para a partida.
Palpite: Santos
Figueirense x Botafogo: Os dois times estão subindo na tabela. Apesar da força deles ser maior nos jogos em casa, ambos vêm de vitória jogando longe de seus domínios. O Bota tenta quebrar um tabu de nunca ter vencido no Orlando Scarpelli. Jackson, suspenso, não atuará pelo Figueira, mas Magal e Marquinho estão de volta à equipe. Pelo Alvinegro carioca, Castillo e Alessandro são os desfalques certos.
terça-feira, 5 de agosto de 2008
Balanço Geral - 17ª Rodada
Goiás 4x0 Portuguesa: A tranqüilidade voltou ao Serra Dourada. Com a vitória, o Goiás estancou uma derrocada na competição nacional e expôs a fragilidade defensiva da equipe rubro-verde. A equipe goiana encerrou uma série de duas derrotas consecutivas no Brasileiro e chegou a 20 pontos. A recuperação momentânea foi corroborada pela saída da zona de rebaixamento - com o resultado, o time dirigido por Hélio dos Anjos saltou ao 12º posto da tabela de classificação, mas, após os jogos de domingo, o time voltou à zona de rebaixamento.
Náutico 1x2 Figueirense: Mesmo jogando com um a menos durante praticamente todo o segundo tempo, o Figueirense fez valer a boa vantagem conseguida no primeiro tempo e derrotou o Náutico, nos Aflitos. A vitória leva o time catarinense a assumir provisoriamente a 11ª colocação, com 24 pontos. Já a equipe pernambucana aumenta o jejum de vitórias para sete jogos e está no limite da zona de perigo, ocupando o 16° lugar.
São Paulo 4x0 Vasco: O estreante André Lima e Rogério Ceni brilharam no Morumbi e o São Paulo goleou o Vasco da Gama por 4 a 0. O atacante de 23 anos marcou duas vezes e o goleiro anotou o seu primeiro gol de falta na temporada e o terceiro de pênalti para fechar o placar. Com a quarta vitória seguida em casa e beneficiado pelas derrotas do Vitória para o Grêmio e do Flamengo para o Cruzeiro, o clube pentacampeão brasileiro debuta no G-4 - soma agora 30 pontos, cinco a menos do que o líder Grêmio, três a menos do que o Cruzeiro e está a um do rival Palmeiras.
Ipatinga 1x2 Palmeiras: A 17ª rodada foi perfeita para o Palmeiras. Primeiro, venceu o lanterna Ipatinga por 2 a 1, em Minas, melhorou seu desempenho longe do Parque Antarctica e, beneficiado por derrotas do Flamengo e do Vitória, assumiu a terceira colocação da Série A. Depois, viu seu principal jogador, Valdivia, anotar os dois gols e "selar as pazes" com o técnico Vanderlei Luxemburgo. O Ipatinga permanece na lanterna da competição.
Grêmio 2x0 Vitória: Em um jogo equilibrado e cheio de emoção, o Grêmio bateu o Vitória por 2 a 0 no Olímpico. No confronto direto pelas primeiras colocações, os gaúchos, com gols de Willian Magrão e Reinaldo, se mantiveram sólidos na liderança. O time já acumula oito jogos de invencibilidade. O Vitória caiu para a quinta posição.
Atético-MG 2x1 Sport: Poucos dias após ser massacrado pelo Vasco (6 a 1) - revés que fez a diretoria demitir o técnico Alexandre Gallo -, o Atlético-MG deu a volta por cima ao vencer, de virada, o Sport por 2 a 1. Sob o comando de Marcelo Oliveira, o alvinegro teve muita dificuldade durante o jogo, mas conseguiu interromper a seqüência de três vitórias consecutivas do adversário pernambucano. Roger inaugurou o escore para o Sport, mas Marques e Gedeon viraram para o Galo.
Atlético-PR 0x3 Botafogo: Mesmo jogando sem cinco titulares, o Botafogo confirmou sua ascensão no Campeonato Brasileiro e derrotou o Atlético-PR por 3 a 0, na Arena da Baixada. Foi terceira vitória do Alvinegro, nas últimas quatro partidas, e o primeiro triunfo fora de casa, o que levou o time ao 8º lugar, com 25 pontos. Roberto Fernandes não é mais o treinador do Furacão.
Santos 1x3 Coritiba: Em noite inspirada do atacante Keirrison (marcou três gols), o Coritiba bateu o Santos, na Vila Belmiro, e ampliou o drama do time paulista na luta para deixar a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Maikon Leite fez o gol de honra do alvinegro. Com o resultado, o time de Cuca permaneceu com 17 pontos e caiu da 17ª para a 18ª posição da tabela. O Coritiba é sétimo colocado.
domingo, 3 de agosto de 2008
Apito Final: Flamengo 1x2 Cruzeiro

O Flamengo aumentou para seis jogos o jejum de vitórias no Brasileiro 2008. Na tarde deste domingo, perdeu de virada para o Cruzeiro (
Ainda assim, Fábio foi obrigado a fazer uma grande defesa, num desvio de cabeça de Obina, após cobrança de falta de Juan. O Cruzeiro foi mais perigoso e Bruno a praticou duas grandes intervenções, com chutes de Charles e Guilherme. Thiago Heleno também poderia ter marcado, mas errou feio uma conclusão dentro da área, após rebatida equivocada de Fábio Luciano.
Na volta para o segundo tempo, o técnico Caio Júnior fez duas mudanças no Flamengo. Trocou Obina e Erick Flores por Diego Tardelli e Vandinho, que fez a sua estréia. O time carioca cresceu na partida, marcando a saída de bola do Cruzeiro e explorando a velocidade dos dois atacantes. Em poucos minutos teve duas boas chances de marcar. A primeira caiu nos pés de Tardelli, que não conseguiu concluir cruzamento da direita. Na segunda, Vandinho finalizou de cabeça, com precisão, uma cobrança de escanteio do lateral Juan. A bola foi no canto direito de Fábio:
O Cruzeiro, que ainda não tinha mostrado nenhuma ofensividade no segundo tempo, saiu para o jogo. Com boa participação de Charles, Guilerme e Magrão (que substituira Wagner contundido) o time estrelado passou a incomodar a defesa rubronegra. Até que, numa cobrança de escanteio, Espinoza desviou de cabeça e Guilherme apareceu na frente de Bruno para tocar, também de cabeça, e empatar a partida. Foi o décimo gol do atacante, que passou a dividir a artilharia do Brasileiro com Kéber Pereira (Santos) e Alex Mineiro (Palmeiras).
O gol desestabilizou o Flamengo, que já vinha de cinco partidas sem vitória. O técnico Adílson Batista aproveitou para trocar Weldon por Rômulo. Não demorou muito tempo para a modificação fazer efeito. Num contra-ataque puxado por Gerson Magrão, Charles recebeu na intermediária ofensiva, se aproximou da área e descobriu Rômulo totalmente livre. O centroavante bateu na saída do goleiro Bruno e decretou a virada.
Depois de levar o segundo gol, o Flamengo saiu para o ataque de forma desorganizada para buscar o empate, mas esbarrou na boa postura defensiva do Cruzeiro. Desta para as boas atuações dos volantes Henrique e Marquinhos Paraná. Inteligente, o Cruzeiro retraía seus meio-campistas e saía em velocidade nos contra-ataques. Assim, teve duas ótimas chances de ampliar a vantagem. Na primeira, Gerson Magrão, sozinho, na frente de Bruno, chutou por cima. Depois, Guilherme colocou Rômulo na “cara do gol”, mas Bruno fez uma excelente defesa.
Quando o Flamengo tentava o empate, após fazer a terceira substituição, Diego Tardelli disputou um lance com Henrique e caiu sobre o braço direito, sofrendo uma fratura. Com a contusão, o time carioca perdeu força pois jogou o restante da partida com um atleta a menos. Nos últimos minutos, o zagueiro Fábio Luciano virou quase um atacante, mas a equipe não conseguiu criar muitas situações de gol.. Ainda assim, o Flamengo poderia ter empatado. Jonatas recebeu um cruzamento a meia altura dentro da área, dominou e chutou de voleio, mas a bola tocou caprichosamente na trave direita do gol de Fábio.
(escreveu Dércio Rodrigues, com edição de Diogo Rodrigues)














