domingo, 25 de maio de 2008

Apito Final: Cruzeiro 4x0 Santos

O Cruzeiro atropelou o Santos na tarde deste domingo, no Mineirão, vencendo por 4 a 0. Após um primeiro tempo relativamente equilibrado, o time mineiro dominou com autoridade a segunda etapa, principalmente depois do segundo gol da equipe, marcado por Guilherme. Por ter vencido, o time azul quebrou um tabu de três anos sem derrotar o Peixe.

O jogo

Logo aos 2' , o Cruzeiro chegou com Wagner, que caiu na área e pediu pênalti. O árbitro Sérgio da Silva Carvalho seguiu normalmente a partida. O Santos chegava ao ataque algumas vezes, mas nada que oferecesse perigo ao gol de Fábio. Aos 8', Guilherme recebeu lançamento de Charles, dominou na mão e avançou. O atacante finalizou e Fábio Costa defendeu com o pé. A irregularidade passou despercebida pelo árbitro, deixando indignado o técnico santista, Émerson Leão. Até então, o Peixe oferecia pouco espaço ao adversário, mas já dava sinais de fraqueza nas tentativas de fazer linha de impedimento. Até que aos 18', em contra-ataque, Jajá acionou Guilherme, que, em ótima posição, deslocou o goleiro santista para fazer 1 a 0. Dois minutos depois, Kléber Pereira dribla Espinoza dentro da área e bate para o gol, mas Fábio, bem colocado, impede o empate. O volante Ramires, uma das principais peças no esquema tático cruzeirense, apareceu bem na área, aos 25', mas Fábio Costa segurou o chute fraco. Aos 33', O Santos não teve competência para converter em gol sua principal chance do jogo. Lima tocou entre os zagueiros do Cruzeiro, Molina apareceu e encobriu Fábio, mas a bola passou rente à trave direita. Daí, até o fim da primeira etapa, os times condensaram a partida, com vários toques curtos no meio-campo. O time celeste foi para o intervalo com a vantagem no placar.

Na volta, ambos os treinadores mudaram as equipes. No Santos, Wesley entrou no lugar de Molina. Já Adílson Batista tirou Jadílson e pôs Jonatham. Com a substituição, Marquinhos paraná passaria a jogar pela lateral-esquerda e Jonatham pela lateral-direita. O Cruzeiro já se mostrava melhor desde o princípio da etapa complementar. Com 7' de jogo, Guilherme saiu frente-a-frente a Fábio Costa, mas acertou o peito do goleiro. As equipes, então, começaram a tocar a bola de lado, e os erros de passe foram aparecendo aos montes. O despertar aconteceu apenas aos 18', quando Jonatham achou Guilherme dentro da área. O atacante limpou a zaga e bateu no canto direito de Fábio Costa, para fazer seu segundo gol no jogo.

Os dois treinadores substituíram novamente aos 19'. Leão sacou Lima e pôs Trípodi; Adílson lançou Maicossuel no lugar de Jajá. Em curto prazo, as mudanças pouco adiantaram. O Santos seguia com dificuldades em ir ao campo de ataque e, quando conseguia, parava na incapacidade de apoio de Betão - zagueiro de origem, mas jogando pela lateral-direita. A derradeira veio aos 24'. Fabrício, da intermediária, executou rapidamente cobrança de falta, achando Wagner na entrada da área. O meia, com um leve toque, tirou as chances de Fábio Costa e fez o terceiro gol do Cruzeiro. A partir desse lance, a torcida cruzeirense se inflamou. Ouvia-se das arquibancadas do Mineirão sonoros gritos de 'olé'. A Raposa apenas tocava a bola tranqüilamente, botando o Peixe na roda. Em mais um contra-ataque cruzeirense, aos 34', Maicossuel recebeu bom passe do lateral Jonatham, conduziu e bateu no alto, na saída do goleiro santista. O Cruzeiro fechava a contagem por ali. O trabalho para o time azul foi apenas manter a posse de bola até o fim da partida. O Santos até teve uma oportunidade de diminuir, mas o forte chute de Rodrigo Tabata parou em mais uma boa defesa de Fábio.

Excelente vitória dos comandados de Adílson Batista, que mais uma vez fez substituições um tanto improváveis, mas que ajudaram no desempenho da equipe. Já o Peixe - que tem suas limitações - jogou de igual para igual o primeiro tempo, mas morreu na etapa complementar. Émerson Leão viu sua defesa levar quatro gols, todos eles com apenas o goleiro à frente de quem concluiu a jogada. Agora, o alvinegro praiano ocupa a 14ª posição na tabela, enquanto o Cruzeiro é o 1º colocado. Na próxima rodada, o Santos volta à sua cidade para jogar o clássico contra o São Paulo. O Cruzeiro enfrenta o Coritiba, no Paraná, buscando manter a condição de líder do Campeonato.

foto: UOL Esporte