domingo, 17 de agosto de 2008

Apito Final: Grêmio 1 x 0 São Paulo

O Grêmio mostrou mais uma vez porque é o líder do campeonato ao vencer o São Paulo por 1 a o em Porto Alegre. Com gol polêmico de Perea, o Imortal construiu o placar em cima do time paulista, que fica agora 11 pontos atrás do adversário e mais distante da briga pelo título. A chuva não deu trégua para os times, mas não intimidou a inflamada torcida que lotou o Estádio Olímpico. Com 33 pontos, o time comandado pelo técnico Muricy Ramalho pode deixar o G-4 com os resultados dos jogos das 18h10m.

O jogo

O jogo começou equilibrado. O Grêmio apostava nas bolas aéreas e na marcação sob pressão para ganhar volume na partida. E foi no jogo pelo alto que o time da casa abriu cedo o placar aproveitando-se do desentrosamento da zaga são-paulina e do gramado molhado. Aos 9min, Marcel avançou pela direita e cruzou para Perea, em posição irregular, desviar e enganar o goleiro Rogério Ceni. 1x0

O São Paulo, que declarou que o jogo era uma decisão, teve que correr atrás do placar. E tentou. Mas com falta de criatividade no meio, o time só abria espaço para os contragolpes gremistas. Com o jogo se aproximando da metade da primeira etapa, Anderson Pico teve duas oportunidades no ataque e disperdiçou. Na primeira, pegou rebote e chutou fraco e na segunda, cabeceou longe do gol.

Antes de terminar o período inicial, Dagoberto e Léo se estranharam em disputa de bola e foram expulsos de campo. No segundo tempo, Borges retornou ao time após um tempo lesionado no lugar de André Lima. E deu certo. O time visitante melhorou no jogo e chegou a assustar o goleiro Victor com bola no travessão do atacante que acabara de entrar.

Com a entrada de Éder Luis no lugar de Jorge Wagner, o time ficou ainda mais ofensivo. Mas sem competência para vencer a boa defesa gaúcha. O ex-são-paulino Souza fez sua estréia no Imortal contando com apoio da torcida. Aos 27min, Jean perdeu uma oportunidade incrível quando chutou rente à trave.

O jogo se encaminhava para o fim e a equipe paulista, nervosa em campo, não conseguia se apresentar bem ao ataque. Com isso, a última chance foi do adversário. Aos 40min, Reinaldo ganhou do zagueiro e chutou colocado. A bola bateu na trave de Rogério Ceni e volta para o atacante, que chuta para fora perdendo um gol feito.

E ficou assim. Na próxima rodada, o líder Grêmio enfrenta o Flamengo, no Maracanã, enquanto o São Paulo recebe o Atlético Paranaense, no Morumbi.

imagem: globoesporte.com

Bola em Jogo: Grêmio x São Paulo

Um jogo com cara de decisão é o destaque desta rodada do Brasileirão 2008. Válida pela primeira rodada do segundo turno, o duelo põe o líder Grêmio contra o embalado Tricolor paulista, que está na quarta colocação. O São Paulo tem uma parada difícil pela frente. Depois de perder o primeiro confronto por 1 a 0 na capital paulista, viaja a Porto Alegre para diminuir os 8 pontos que o Imortal está à frente. O jogo promete ser bem ofensivo, pois estarão em campo os dois melhores ataques da competição.

O time da casa tem apenas um desfalque para a partida. O zagueiro Willian Thiego sofreu uma lesão no tornozelo e, com isso, Léo retoma a vaga ao lado de Pereira e Rever. O meia Souza, ex-São Paulo, não começará jogando contra o time que defendeu antes de ir para a Europa. Mas o principal atributo da equipe gaúcha será o apoio incondicional da torcida.

Pelo time paulista, o zagueiro Anderson, que estreiou com a camisa tricolor contra o Atlético-PR, deverá compor o sistema defensivo. Com isso, Muricy Ramalho volta a utilizar o 3-5-2. Joilson, suspenso, é um único problema para o treinador, que tem como opção Jean para jogar ao lado de Richarlyson no meio. Borges, recuperado de lesão, estará à disposição no banco de reservas.

Como ainda não perdeu no Olímpico, a equipe comandado por Celso Roth deverá contar com a presença de 45 mil pessoas para o jogo. Memo com a previsão de chuva, esse número não tende a diminuir, já que contra o Palmeiras, 37 mil pessoas assistiram ao jogo debaixo d'água.

Palpite: Grêmio

sábado, 16 de agosto de 2008

Bola em Jogo: Cruzeiro x Vitória

O Cruzeiro, vice-líder do Brasileirão, recebe o quinto colocado Vitória, no Mineirão, neste sábado, às 18h20, em jogo válido pela rodada de abertura do returno da competição, buscando uma aproximação ao topo da tabela. Na última rodada, o time celeste teve uma série de quatro triunfos consecutivos interrompida pela derrota por 2 a 1 diante da Portuguesa, e viu o líder Grêmio abrir uma vantagem de cinco pontos. Do outro lado, o Leão, que goleou o Vasco por 5 a 0 em seu último compromisso, espera surpreender a Raposa e voltar ao grupo dos clubes que se classificam à Libertadores’ 2009.

Para o jogo desta noite, Adílson Batista conta com o retorno do importante meia Wagner, que se machucou contra o Flamengo e desfalcou o Cruzeiro nas duas últimas partidas. Henrique, outro meio-campo, sente o pé direito e depende de aval médico para começar jogando. Na zaga, Thiago Martinelli substitui Thiago Heleno, que cumpre suspensão automática. Espinoza é o mais cotado para formar dupla com Martinelli, mas ainda pode ficar fora – o equatoriano voltou de Quito, onde foi tirar visto estadunidense, e está desgastado da viagem.


No rubro-negro baiano, a grande baixa é o armador Marquinhos, uma das revelações do Campeonato Brasileiro, com dores na virilha. O volante Renan, que sente desconforto muscular, não treinou a longo da semana e é dúvida. Outro desfalque é o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro, que levou terceiro cartão amarelo na partida contra o Vasco. Para o seu lugar, o técnico Vágner Mancini deve escalar Daniel.

Confira a provavél escalação do Vitória.

Jogo de duas equipes que fazem boa campanha no Brasileirão. Caso vença, o Vitória chega a 35 pontos, encostando no Cruzeiro, que tem 36. Entretanto, a tarefa dos baianos é difícil. A equipe estrelada conquistou 83,3% dos pontos disputados no Mineirão. Além disso, o Vitória foi derrotado nas três últimas vezes que atuou fora de casa - diante de Atlético-MG, Grêmio e Palmeiras. Os desfalques também atrapalham bastante. Apesar de tudo, o time baiano já provou que tem qualidade e deve oferecer dificuldades aos cruzeirenses.
Palpite: Cruzeiro.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

O Que Vai Rolar - 20ª Rodada

Os jogos Cruzeiro x Vitória e Grêmio x São Paulo serão comentados na coluna 'Bola em Jogo'.


Atlético-PR x Ipatinga: O Tigre vai à capital paranaense para correr atrás do prejuízo de acabar o primeiro turno na lanterna. Mas o Furacão, que também não anda muito bem no campeonato, quer fazer valer a força da rena para se afastar da zona de risco. Para o jogo, o Atlético não conta com o novo matador, Rafael Moura, machucado, além de Ânderson Aquino, suspenso. Pelo time do Vale do Aço, Paulinho Dias, lesionado, é dúvida.
Palpite: Atlético-PR

Figueirense x Portuguesa: O time catarinense quer deixar a intermediária para subir no segundo turno. E tem pela frente uma Lusa que não consegue fazer boa sequência de jogos e está perto da zona de risco. Rodrigo Fabri e Marquinho, machucados, desfalcam a equipe de PC Gusmão. Pelo time paulista, além de Diogo, que continua afastado para negociação, Preto, lesionado, fica de fora do duelo.
Palpite: Figueirense


Santos x Flamengo: O Peixe terminou o primeiro turno na zona de rebaixamento. Para começar uma nova vida no campeonato, o time enfrenta o Flamengo, que vinha decadente e quer voltar ao topo. A novidade da equipe rubro-negra é o atacante Marcelinho Paraíba, que fará sua estréia no time. No Santos, também tem cara nova. O volante Wendel, ex-Palmeiras, poderá entrar em campo com a camisa alvinegra.
Palpite: Flamengo


Vasco x Internacional: Para fugir da degola, o Cruzmaltino recebe no São Januário um Colorado que ainda busca estabilidade no campeonato. Edmundo e Tiago voltam ao time do Vasco, que aposta no garoto Madson, que fez um belo jogo contra o Palmeiras pela Sul-Americana. Pelo Inter, os reforços estarão juntos pela primeira vez. Daniel Carvalho, Gustavo Nery e D'Alessandro estão confirmados, assim como a volta de Nilmar.
Palpite: Internacional


Goiás x Náutico: Recuperação é o que está em jogo no Serra Dourada neste domingo. O Náutico saiu da zona do rebaixamento na última rodada do primeiro turno. Ticão, Negretti e Geraldo ainda tratam contusões e devem ficar de fora da partida. No Esmeraldino, retornos importantes. Vitor, que cumpriu suspensão na última rodada, e Ernando, absolvido pelo STJD, estarão em campo contra o Timbu.
Palpite: Goiás


Sport x Botafogo: O Leão, que tem muita força dentro da Ilha do Retiro, recebe o Botafogo, embalado pela vitória sobre o Palmeiras pela última rodada do primeiro turno. Apenas uma posição separa os dois times. No Sport, Sidny entra no lugar de Luisinho Netto e o esquema deve ser um 4-4-2 com Francisco Alex no ataque. Pelo Fogão, Wellington Paulista, que estava lesionado, e Carlos Alberto, que cumpriu suspensão, retornam ao time.
Palpite: Empate


Palmeiras x Coritiba: O Verdão recebe um adversário difícil para tentar se manter no G-4. O Coxa vem se firmando na parte de cima da tabela e sonha em entrar na briga pelo título. Para o jogo, o Palmeiras tem problemas. Valdivia está acertando sua transferência para o futebol árabe e não joga. Élder granja e Léo Lima, suspensos, e Pierre, machucado, também estão fora da partida. No Coxa, o time está completo. Hugo continua no banco de reservas.
Palpite: Empate


Fluminense x Atlético-MG: De técnico novo para sair da zona de rebaixamento. Desse jeito que o Fluminense, agora comandado por Cuca, recebe o Galo no Maracanã. Pelo time das Laranjeiras, Eduardo Ratinho deverá fazer sua estréia com a camisa tricolor. Já o time visitante, entra em campo para mostrar a sua força longe do Mineirão. O ataque será mantido. Marques e Jael formam a dupla com apoio de Petkovic.
Palpite: Fluminense

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Próximos Jogos - 20ª Rodada

Os jogos destacados em negrito serão transmitidos pela TV Aberta.

Balanço Geral - 19ª Rodada

Os jogos Atlético-MG 0x4 Grêmio e Coritiba 3x0 Sport foram comentados na coluna Apito Final.

São Paulo 2x1 Goiás: Vitória que deixou o tricolor paulista dentro da zona de classificação à Libertadores, ao final do primeiro turno. O volante Zé Luís botou o São Paulo na frente logo aos 2min de jogo, escorando cruzamento de Jorge Wagner. Aos 15min, Iarley, cobrando pênalti, deixou tudo igual. O zagueiro Rodrigo, cobrando falta da intermediária, desempatou a partida a favor dos mandantes, no minuto final do primeiro tempo. Na etapa complementar, a equipe da casa suportou a pressão goiana e manteve o resultado.

Botafogo 1x0 Palmeiras: Apesar de dominar o Palmeiras na maior parte do jogo, o Botafogo sofreu para vencer pelo placar mínimo. Zé Carlos marcou, de cabeça, aos 34min, furando o jogo defensivo do alviverde paulista. Luxemburgo mexeu na equipe, mas o esforço foi em vão. Há seis jogos sem perder, o Fogão está no oitavo lugar, próximo do G-4. O Palmeiras continua entre os quatro melhores, com 34 pontos, na terceira colocação.

Vitória 5x0 Vasco: Massacre do rubro-negro baiano sobre o Vasco da Gama, na estréia do técnico Tita, que substituiu Antônio Lopes. Dinei, Ramon, Leandro Domingues, Jackson e Adriano marcaram os gols do triunfo. Apesar da Vitória, o Leão de Slavador permanece fora do G-4. Em situação oposta, o Vasco venceu apenas uma vez nos últimos nove jogos, álém de ter perdido, sem marcar gols, os três últimos compromissos.

Portuguesa 2x1 Cruzeiro: Pressão desde o início e excelente vitória da Lusa sobre o vice-líder Cruzeiro. Bom para o líder Grêmio, que agora tem cinco pontos de vantagem à equipe celeste. Bela atuação de Jonas, que fez um gol e participou constantemente dos ataques lusitanos. Edno fez o segundo. No segundo tempo, Fabrício descontou, reanimando a equipe cruzeirense. O time teve boas chances para empatar, mas a trave salvou a Lusa, no minuto final da partida.

Ipatinga 2x1 Fluminense: Importante vitória do Ipatinga, que igualou o tricolor carioca em número de pontos. Contudo, o time do Vale do Aço ainda segura a lanterna do Brasileirão. Tartá abriu o placar para o Fluminense, aos 42min da etapa inicial, aproveitando rebote do arqueiro Fred. A virada ipatinguense só viria nos instantes finais. Aos 36min, Adeílson driblou Júnior César e bateu no canto, tirando de Fernando Henrique. Aos 38min, Kempes, completando escanteio da direita, virou a partida.

Internacional 1x1 Figueirense: Mesmo possuindo um bom elenco e com as recentes contratações feitas pela diretoria, o Colorado não consegue obter regularidade no Campeonato Brasileiro. Na partida de domingo, o Figueira saiu na frente, com Diogo, aos 24min da etapa inicial. Aos 33min, Daniel Carvalho cobrou falta à área, Bolívar desviou e Nilmar aproveitou, igualando o marcador. A equipe da casa voltou melhor para a segunda etapa, mas O Figueirense não permitiu a virada e o jogo terminou empatado.

Náutico 1x0 Santos: Em um campo ruim, os dois times, em posições desagradáveis na tabela de classificação, fizeram um jogo chato. Negretti fez o único gol da partida, aos 33min. Gol importante, que valeu a saída do Timbu da zona de rebaixamento. O time pernambucano subiu ao 15º lugar, enquanto que o Santos permanece na antepenúltima posição. Outra boa notícia é a volta do treinador Roberto Fernandes, um dos responsáveis pelo acesso do clube à Série A, em 2006.

Classificação - 19ª Rodada


Resultados - 19ª Rodada

domingo, 10 de agosto de 2008

Bola em Jogo: Coritiba x Sport

Depois de duas vitórias consecutivas jogando fora de casa (sobre Santos e Vasco), o Coritiba recebe o Sport no Couto Pereira, neste domingo, esperando terminar o primeiro turno do Brasileirão na zona de classificação à Libertadores. Do outro lado, o Sport, nono colocado, também conquistou bons resultados em seus últimos compromissos e tem chances remotas de entrar no G-4 ao fim da 19ª rodada.

No Coxa, sexto colocado, Dorival Júnior espera que a equipe cumpra o seu papel. Além da vitória, o Coritiba necessita de tropeços de Vitória e São Paulo para ingressar no G-4 após o fim da primeira metade do Campeonato. A única baixa no alviverde é Guaru, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O desfalque pode fazer com que Dorival mude a forma de jogar da equipe, escalando Hugo para fazer companhia ao atacante Keirison, que vinha atuando isolado no setor.

Segundo o site oficial do Sport, o técnico Nelsinho Batista pretende repetir o mesmo 'onze' que derrotou a Portuguesa na última quarta, em Recife. Fumagalli e Sandro Goiano fazem trabalho de recuperação física e permanecem sem condições de jogo. A equipe fez, nesta manhã de sábado, seu último treinamento antes da partida. Caso ganhe do Coxa, o Leão da Ilha entra no G-4 se Botafogo, Flamengo, Vitória e São Paulo forem derrotados.

O Coritiba não vence o Sport há onze anos. O último triuno foi um 2 a 0 válido pelo Campeonato Brasileiro de 1997. Em contrapartida, o time paranaense nunca perdeu para o rubro-negro jogando em seu estádio. Em 10 jogos disputados, foram seis vitórias e quatro empates. Para o jogo deste domingo, o Coxa tem boas chances de quebrar o tabu, pois joga em casa e está em ascensão no campeonato. Entretanto, o Sport também vem crescendo ao longo da competição e não dará refresco ao time mandante.

Palpite: Coritiba.

O Que Vai Rolar - 19ª Rodada

O jogo Sport x Coritiba será comentado na coluna 'Bola em Jogo'

Jogos de domingo

Vitória x Vasco: O Leão busca três pontos em casa para se aproximar novamente do G-4. O Vasco, de técnico novo, continua tentando fugir da parte de baixo da tabela. Agora no comando de Tita, a equipe não conta conta com Jorge Luiz, suspenso, e Jonílson é dúvida. Pelo Vitória, Vanderson cumpre suspensão e desfalca a equipe. Marquinhos, com dores na coxa, pode não jogar. A boa notícia é que Anderson Martins volta à zaga.
Palpite: Vitória

Botafogo x Palmeiras: O Fogão mostrou que está na briga pelas primeiras colocações ao vencer duas partidas seguidas fora de casa. O Verdão tem por objetivo roubar o segundo lugar do Cruzeiro e não deixar o Grêmio deslanchar. Para o jogo, Gustavo estará denovo entre os titulares, substituindo Gladstone, suspenso. No ataque, Kleber, que cumpriu suspensão, formará novamente dupla com Alex Mineiro. Pelo Alvinegro, o desfalque certo é Carlos Alberto, suspenso.
Palpite: Empate

Portuguesa x Cruzeiro: A Raposa não poderá mais assumir a ponta, após a vitória do Grêmio ontem. Mas precisa da vitória para não perder a posição para o Palmeiras. A Lusa entra em campo na eterna luta contra as últimas colocações. Wagner, lesionado, e Guilherme, suspenso, são as ausências sentidas na equipe mineira. No time do Canindé, Diogo continua fora, resolvendo problemas de transferência.
Palpite: Cruzeiro

Ipatinga x Fluminense: Os desesperados últimos colocados do Brasileirão se enfrentam hoje no Ipatingão. O time das Laranjeiras vai com moral depois de vencer o São Paulo na última rodada. Já o Tigre, que vem de derrota para o Grêmio, precisa ganhar por 4 gols para não terminar o turno na lanterna. Pelo Flu, a única mudança é a entrada de Anderson no lugar de Luiz Alberto, suspenso. No time do Vale do Aço, a boa notícia é o retorno de Augusto Recife.
Palpite: Fluminense

Náutico x Santos: De volta ao Timbu, o técnico Roberto Fernandes tem a missão de tirar o time da zona de rebaixamento. O Peixe, também de técnico novo, tem o mesmo objetivo, mas joga na casa do adversário. Logo na estréia, Marcio Fernandes tem problemas para escalar o Santos. Kleber, suspenso, e Adriano, machucado, estão fora do confronto. Pelo Náutico, Maurinho, expulso, não joga, mas o time tem as voltas de Everaldo, Geraldo e Ruy.
Palpite: Náutico

Internacional x Figueirense: A vitória hoje levará um dos dois times para mais perto do G-4. O outro terminará o primeiro turno no meio da tabela. No Colorado, Daniel Carvalho começa a partida ao lado de Nilmar no ataque. Bolivar também reestréia com a camisa vermelha. Já o Figueira não conta com seu principal atleta. Cleiton Xavier não poderá atuar por questões contratuais. Jackson e Bruno Aguiar estão de volta após suspensão.
Palpite: Internacional

sábado, 9 de agosto de 2008

Apito Final: Atlético-MG 0 x 4 Grêmio

O Grêmio, mais líder do que nunca, venceu mais uma fora de casa e se tornou o 'campeão simbólico' do primeiro turno. Com gols de Willian Magrão, Marcel e Reinaldo (2), o time visitante parou o embalo do Galo, que vinha de duas vitórias. Apesar do goleada, o Atlético entrou bem, mas não conseguiu segurar o ataque gaúcho e ainda foi prejudicado pela arbitragem, que deixou de marcar penalti. Foi a primeira derrota que a equipe mineira sofreu em casa. O Tricolor agora tem o melhor ataque e a melhor defesa da competição.

O Jogo

O Galo começou com um bom ritmo de jogo, tentando utilizar o fato de jogar em casa. Mas não conseguiu encaixar um ataque que vencesse a excelente zaga gaúcha. Com a sorte e competência de campeão, o Tricolor ganhava volume dentro da partida.

A primeira boa chance do jogo foi aos 14min, quando Petkovic tocou de cobertura pela esquerda sem chances para Victor, mas a bola bateu delicadamente na trave. O troco veio antes do fim do primeiro tempo. Aos 35min, Marcel acertou um lançamento para Willian Magrão que, desiquilibrado, bateu para o gol. A bola ainda desviou em Leandro Almeida antes de parar no fundo das redes de Edson.

Na segunda etapa, o Atlético tentou uma reação, mas sempre encontrava um Grêmio bem postado no sistema defensivo. Mas logo aos 12min a superiorida gaúcha foi mostrada mais uma vez.Vinícius cometeu penalti em Perea. Tcheco bateu e fez o segundo do time visitante.

O Alvinegro ainda teve mais uma chance quando Jael foi derrubado por Léo dentro da área. Apesar dos protestos da torcida, o árbitro não marcou a infração. A partir daí a goleada parecia prevista quando os atacantes gremistas exigiam boas defesas de Edson.

Aos 33min, Brilhou a estrela de Reinaldo. O atacante entrou e recebeu a bola. Precisou de dois chtes para vencer o arqueiro atleticano. Cinco minutos depois, ele estava lá novamente para fechar o placar. Depois de receber cruzamento da direita, empurrou, livre, para as redes.

Fim de jogo. 4 a 0 para mostrar que o time está pronto para ser campeão. Já o Galo deverá cair algumas posições na tabela. Na próxima rodada, o Grêmio recebe o São Paulo enquanto o Atlético-MG enfrenta o Fluminense, fora de casa.

Bola em Jogo: Atlético-MG x Grêmio

O Grêmio entra em campo hoje às 18h20m para defender a liderança da competição e fechar o primeiro turno como 'campeão simbólico'. Para estragar a festa, o adversário é o embalado Galo, que conseguiu duas vitórias consecutivas pela primeira vez no campeonato e ainda conta com a torcida no Mineirão. Desde o começo do Brasileirão disputado por pontos corridos, quem termina na frente no primeiro turno vence a competição.O retrospecto anima o time gaúcho, mas caso o Atlético vença, pode beneficiar o rival Cruzeiro a terminar na ponta.

O Imortal, para chegar a décima partida sem perder, conta com o retorno de Léo, recuperado de contusão. O zagueiro deve jogar ao lado de Rever e Pereira, mandando Thiego para o banco. O técnico Celso Roth não tem nenhum desfalque para a partida.

Já o time mineiro, que deseja se afastar de vez da zona de risco, continuará o rodízio de jogadores para poupar o atacante Marques. Com isso, Raphael Aguiar formará dupla de ataque com Jael. Na lateral-esquerda, Calisto ganhou a vaga que era de César Prates.

Os dois times tem um bom motivo para vencer o jogo. O Tricolor gaúcho apostará na rapidez do seu sistema ofensivo enquanto o Galo tentará mais uma vez jogar com a raça que sua torcida tanto cobra. Portanto, a promessa é de um belo espetaculo na capital mineira.

Palpite: Grêmio
imagem: LANCEPRESS!

O Que Vai Rolar - 19ª Rodada

O jogo Atlético-MG x Grêmio será comentado na coluna 'Bola em Jogo'

Jogos de sábado

São Paulo x Goiás: Após a derrota no Maracanã, o Tricolor volta a jogar contra o Goiás, hoje no Morumbi. O time visitante vem aprontando para cima dos favoritos e vai tentar tirar pontos dos donos da casa. Para a partida, o São Paulo tem o retorno de Dagoberto, que cumpriu suspensão. Além disso, Muricy Ramalho pode promover a estréia de Anderson. No Esmeraldino, Julio César e Paulo Henrique voltam à equipe. Ernando e Vitor cumprem suspensão automática.
Palpite: São Paulo

Flamengo x Atlético-PR: Na última rodada do primeiro turno, o Fla quer voltar a vencer depois de 7 jogos para acalmar os ânimos da torcida. O Furacão vem de vitória contra o Náutico e só pensa em se afastar da zona de risco. Para isso, conta com a volta de Alan Bahia ao time titular. A má notícia é que Chico, suspenso, Valencia e Julio Cesar, machucados estão fora. No time da Gávea, muitos problemas. Fábio Luciano, Toró e Obina, suspenso, além de Vandinho, machucados, não enfrentam o Atlético.
Palpite: Empate

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Próximos Jogos - 19ª Rodada

Os jogos destacados em negrito serão transmitidos pela TV Aberta.

Balanço Geral - 18ª Rodada

Os jogos Cruzeiro 5x0 Internacional e Palmeiras 1x9 Vitória serão comentados na coluna Apito Final.

Vasco 0x2 Coritiba: A paciência da torcida cruz-maltina definitivamente acabou aos 32 min de jogo, quando Jõao Henrique pegou a sobra de um chute e fez 1 a 0. Ao término do primeiro tempo, Antônio Loeps foi chamado de "burro" pela torcida. Para a segunda etapa, o Vasco voltou melhor, mas desperdiçou as chances que criou. Aproveitando a ousadia do adversário, o Coxa levava perigo em contra-ataques. Aos 33min, a equipe alviverde ampliou a vantagem, com Keirrison, de cabeça. A derrota vascaína deixou o time na 15ª posição e acarretou a demissão do treinador Antônio Lopes.

Grêmio 1x0 Ipatinga: Um gol logo no ínicio da partida, aos 3min, e mais nada. Perea marcou a favor do Grêmio, que mantém a liderança da competição. A equipe gaúcha desperdiçou uma série de oportunidades em contra-ataque ao longo do jogo. Mais uma vez, o Ipatinga não atua mal, mas sai com o resultado negativo. O Tigre permanece na lanterna, agora há três pontos do Fluminense, penúltimo colocado.

Sport 2x0 Portuguesa: Depois de cinco anos sem derrotar a Lusa, o Sport o fez nesta quarta, na Ilha do Retiro. Roger inaugurou o escore no minuto final da primeira etapa. No segundo tempo, Bruno Rodrigo jogou contra as próprias redes, aumentando a vantagem rubro-negra. Resultado péssimo para a Portuguesa, que desceu uma posição e agora ocupa o 16° lugar, na beira da zona de rebaixamento.

Atlético-PR 2x0 Náutico: No primeiro jogo após a demissão do treinador Roberto Fernandes, vitória do Furacão, na Arena da Baixada. Rafael Moura, aos 16min do primeiro tempo, e Danilo, aos 36min da etapa complementar, marcaram os gols do jogo. O resultado fez com que o Atlético-PR saísse da zona de rebaixamento, empurrando o Timbu para o indesejável local. A equipe pernambucana não vence há sete partidas, e o técnico Pintado balança no cargo.

Fluminense 3x1 São Paulo: Os torcedores do Fluminense que foram ao Maracanã vestidos de preto, em protesto à má fase do time, viram o placar das quartas-de-final da Libertadores se repetir. Hugo abriu o placar aos 3min do segundo tempo, mas o rei do jogo foi o atacante Washington, que marcou três vezes e garantiu a virada do tricolor carioca, que permanece na vice-lanterna do Brasileirão.

Goiás 2x1 Flamengo: Sétima partida consecutiva sem vitória. Com esse recente retrospecto, o Flamengo vê, cada dia maior, o afastamento da equipe em relação ao G-4. Iarley, bem posicionado após cobrança de escanteio, fez 1 a 0 aos 6min do segundo tempo. O empate rubro-negro veio com Leonardo Moura, convertendo pênalti sofrido por Juan. Quando poucos esperavam, já nos acréscimos, Iarley se antecipou ao zagueiro, completando cruzamento da esquerda e dando a vitória ao Goiás, 13° colocado na competição.

Santos 2x3 Atlético-MG: A primeira vitória do Galo fora de casa veio com muita emoção, de virada. Depois de Kléber Pereira e Vinícius (com um gol contra) colocarem o Santos em vantagem de dois gols, Jael, Márcio Araújo e Rafael Aguiar marcaram para o Atlético, virando a partida. A vitória colocou a equipe mineira na zona de classificação à Copa Sulamericana. No Santos, enfim, Cuca pediu mais uma vez para sair do comando e, desta vez, foi atendido pela diretoria.

Figueirense 1x2 Botafogo: Sexto jogo consecutivo sem derrota do alivengro carioca. O Fogão saiu na frente com Túlio, aos 16min do primeiro tempo. Mesmo jogando fora de casa e com a expulsão do meia Carlos Alberto, aos 25min, o Bota não se desanimou e continuou pressionando o Figueira. Tiaguinho, aos 9min do etapa complementar, ampliou a vantagem. Oito minutos depois, Rafael Coelho descontou, reanimando o time local. PC Gusmão substituiu volantes por atacantes, sua equipe pressionou, mas não conseguiu o empate.

Apito Final: Palmeiras 3x0 Vitória

Debaixo de uma forte chuva e jogando sobre um gramado denso, o Palmeiras bateu o vitória por 3 a 0, nesta quinta-feira, garantindo-se assim na zona de classificação à Libertadores. O Vitória perdeu a segunda partida consecutiva e permanece na quinta posição. Com o resultado, o Verdão manteve uma escrita de nunca perder para o rubro-negro baiano, jogando em casa, na história do Brasileirão.

O jogo

Devido à forte chuva que caiu em São Paulo durante a noite do jogo, o gramado do Palestra Itália ficou encharcado. Tanto o Vitória, que tem como principais características a velocidade e o toque de primeira, quanto o Palmeiras, que também faz muitos dos seus gols em triangulações e passes em profundidade, foram prejudicados. A principal alternativa encontrada pelos times foi o jogo aéreo. Aos 16min, após cobrança de escanteio e leve desvio de Alex Mineiro, Valdívia fez, de cabeça, o primeiro gol da partida. Os chutes de fora da área foram outras formas de levar perigo encontradas pelos jogadores. Sandro Silva, pelo alviverde, e Marcelo Cordeiro, pelo rubro-negro, quase chegaram ao gol dessa maneira.

No segundo tempo, o Palmeiras logo aumentou sua vantagem. Aos 5min, Evandro cobrou falta e Alex Mineiro cabeceou ao fundo das redes de Viáfara. O gol deu muita tranqüilidade à equipe paulista, que passou a gastar a posse de bola e se postou mais no seu campo de defesa. No Vitória, o técnico Vágner Mancini partiu com tudo para tentar o empates, sacando o lateral-direito Marco Aurélio para lanças o atacante Adriano. Contudo, a ousadia do comandante do rubro-negro deixou a defesa vulnerável e, aos 35min, o volante Sandro Silva selou a vitória palmeirense.

O Palmeiras, cada vez mais se firmando como uma equipe candidata ao título do Brasileirão, viaja ao Rio de Janeiro, onde pega o Botafogo, no próximo domingo. Por outro lado, o Vitória, decaindo na competição, recebe o Vasco da Gama em Salvador, também no domingo que vem.

Classificação - 18ª Rodada



Resultados - 18ª Rodada


Apito Final: Cruzeiro 2 x 0 Internacional

O Cruzeiro bateu o Inter ontem à noite por 2 a 0 para encantar os 30 mil torcedores celestes que compareceram ao Mineirão e se mostrar ainda mais favorito ao título. A Raposa terá de torcer pelo rival Atlético-MG, que recebe o Grêmio em Belo Horizonte, para terminar o primeiro turno na primeira colocação. O Colorado, com a derrota, se afastou do grupo da frente e ficou mais distante da briga pelo Nacional.

O jogo

A partida começou com maior domínio da equipe local. E não precisou de muito tempo para a superioridade se transformar em gol. Logo com 3min, Jadilson acertou um lançamento milimétrico para Gérson Magrão, que driblou o goleiro Clemer e mandou para as redes, livre de marcação para fazer seu primeiro gol com a camisa celeste. 1x0

O Internacional sentia os desfalques e não conseguia criar boas chances para igualar a partida. Do outro lado, a Raposa explorava o jogo pelas laterais, fazendo valer sua velocidade característica. Gérson Magrão continuava fazendo o torcedor não sentir a falta de Wagner. Aos 23min, ele deu um giro e chutou para a boa defesa do arqueiro colorado.

Só a partir dos 30min que o time gaúcho conseguiu melhorar seu volume de jogo. E quase deu resultado. Aos 38min, Índio encontrou Adriano no ataque. O jogador tomou a frente de Marquinhos Paraná, que cometeu o penalti. Nilmar foi para a cobrança, mas Fábio estava lá para salvar a equipe mineira com uma ótima defesa.

No segundo tempo, antes que o Inter pudesse esboçar uma reação, aos 2min Guilherme avançou pela esquerda e cruzou para a área. Sorondo, voltando desesperado para ajudar na marcação, empurrou para seu próprio gol. 2x0

Tentando reagir na partida, o time comandado pelo técnico Tite parou novamente no goleiro celeste. Num cruzamento de Rosinei, Nilmar desviou de cabeça e e viu mais uma vez Fábio se esticar e jogar a bola para fora. Após os 20min de jogo, o Cruzeiro passou a administrar a partida e contou com a fragilidade do ataque adversário para conseguir manter o resultado.

A vitória embala a equipe de Adilson Batista, que enfrenta a Portuguesa no Canindé na próxima rodada e sonha em terminar o primeiro turno na primeira colocação. Já o Internacional tem a chance de se recuperar diante do Figueirense no Estádio Beira-Rio.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Bola em Jogo: Cruzeiro x Internacional

As duas equipes entraram no campeonato com pinta de favoritas para ganhar a competição. Na penúltima rodada do primeiro turno, a Raposa tem mais motivos para estar confiante, já que está em segundo lugar na tabela. No Colorado, um começo conturbado gerou dúvidas sobre o futuro no Brasileirão, mas aos poucos a equipe foi mostrando a força do seu elenco e com as contratações feitas no mês de julho espera-se uma ascenção do time comandado pelo técnico Tite.

Para arrancar pontos do vice-líder, o Inter vai a Belo Horizonte apostando em Nilmar para fazer a diferença mais um vez. Desfalcado de jogadores importantes - Alex e Andrezinho, machucados, e Taison, suspenso - o time gaúcho pode ter uma nova estréia nesta partida: Gustavo Nery já está à disposição da comissão técnica. D'Alessandro, que chegou badalado na semana passada, ainda não poderá estrear.

O time celeste não quer saber de perder pontos em casa e facilitar a vida do arqui-rival do adversário desta noite. Para enconstar novamente no líder Grêmio, que ganhou em casa do Ipatinga ontem, o técnico Adilson Batista terá a volta de Fabrício ao time titular. O volante desfalcou o time nas duas últimas partidas por causa de uma lesão. Wagner, com dores no joelho, é dúvida para a partida. Certo é que Rômulo, que fez gol contra o Flamengo, será novamente companheiro de Guilherme no ataque.

Apostando na rapidez e ofensividade, Cruzeiro e Internacional entram em campo hoje às 20h30 no Mineirão para mais um emocionate duelo deste Brasileirão. A aposta é de um jogo de alto nível, que pode acarretar mudanças no grupo da frente.

Palpite: Cruzeiro

imagem: LANCEPRESS!

Bola em Jogo: Palmeiras x Vitória

Nesta quinta-feira, às 20h30, em jogo válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras recebe o Vitória, no Palestra Itália, para tentar manter dois tabus. O Verdão ainda não perdeu, jogando em seu estádio, neste Brasileirão. Em oito partidas, foram sete triunfos e um empate. Além disso, a equipe alviverde nunca foi batida - jogando em São Paulo - pelo Vitória em toda a história do Campeonato Brasileiro - em dez jogos, venceu cinco e empatou cinco.

Para o duelo desta noite, o Palmeiras não conta com Kléber e Denílson, suspensos. Para suprir a carência ofensiva, Vanderlei Luxemburgo pode adiantar o meia Valdívia ao ataque. No meio-campo, depois de um período longe dos gramados por causa de uma lesão, Evandro tem chances de ser titular. Temeroso com o veloz meio-campo do adversário, Luxa pode, também, escalar Sandro Silva e Jumar como volantes titulares. Pierre e Martinez, recém recuperados de lesões, serão poupados.

No lado rubro-negro, o treinador Vágner Mancini certamente não contará com dois jogadores de defesa. Anderson Martins cumpre suspensão e Leonardo - que pertence ao Palmeiras e está emprestado ao Vitória - não entra em campo devido a uma cláusula contratual. Três outros atletas também podem ficar de fora. O volante Vanderson, o meia Marquinhos e o atacante Dinei sentem leves lesões e serão avaliados pelos médicos minutos antes do início da partida.

Até a meia-noite de quinta feira, 17 mil dos 27 mil ingressos colocados à venda já haviam sido adquiridos pela torcida palmeirense. Caso não perca, o Vitória ultrapassa o São Paulo e retorna à zona de classificação para a Libertadores. O Palmeiras, na terceira posição, com 31 pontos, não tem possibilidades de sair do G-4 e, se fizer seu papel e contar com uma derrota do Cruzeiro, pode chegar à vice-liderança da competição. Equipes com objetivos altos, promessa de jogo quente no Palestra Itália.
Palpite: Palmeiras

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

O Que Vai Rolar - 18ª Rodada

Os jogos Palmeiras x Vitória e Cruzeiro x Internacional serão comentados na coluna 'Bola em Jogo'

Vasco x Coritiba: O Gigante da Colina recebe o Coxa no São Januário para tentar se livrar dos maus resultados e da inconstância no campeonato. O adversário, porém, não vai facilitar porque pretende chegar mais perto do G-4. O Vasco não conta com Jonílson, machucado, e com Eduardo Luís, suspenso, enquanto o Coritiba vai com vários desfalques: Leandro Donizete, Alex Silva e Marcos Tamandaré, machucados.
Palpite: Coritiba

Grêmio x Ipatinga: O líder do campeonato recebe o lanterna para continuar provando que é favorito ao título. O Tigre, que está com a corda no pescoço, tem a difícil tarefa de superar o Imortal dentro do caldeirão do Olímpico. O Grêmio não conta com o zagueiro Léo, ainda se recuperando de contusão. Pela equipe do Vale do Aço, Augusto Recife, suspenso, e Gian, machucado, desfalcam a equipe.
Palpite: Grêmio

Sport x Portuguesa: O Leão tenta fazer valer a vantagem de jogar em casa para continuar subindo na tabela. Desta vez, a Lusa, que precisa de um bom resultado para fugir do grupo de baixo, vai ao caldeirão da Ilha do Retiro. O Sport volta a jogar com time completo, com exceção de Fumagalli, machucado. Já a Portuguesa continua sem o seu principal atacante, Diogo, em negociação com clubes do exterior.
Palpite: Sport

Atlético-PR x Náutico: O Furacão luta contra a inconstância e joga sob a pressão da torcida contraoTimbu, que também não vive um bom momento na competição. Sem Rodolpho e Valencia, machucados, e Alan Bahia, suspenso, a tarefa do time paranaense fica ainda mais difícil. Mas o Náutico também tem desfalques: Piauí e Ticão, que pertencem ao Atlético, e Ruy, suspenso, estão fora do duelo.
Palpite: Empate

Fluminense x São Paulo: O time das Laranjeiras recebe o tricolor paulista para tentar fugir da zona de rebaixamento. O São Paulo, que entrou no G-4 na última rodada, sonha em chegar à liderança até o fim do primeiro turno. Com Fabinho e Maurício, suspensos, e Arouca, machucado, Renato Gaúcho tem problemas para escalar o seu time. O time paulista perdeu Dagoberto, suspenso, para o jogo e não poderá repetir o ataque que goleou o Vasco.
Palpite: Empate

Goiás x Flamengo: O Esmeraldino recebe o Flamengo no Serra Dourada para tentar se recuperar no campeonato e empurrar o Rubro-negro para a crise. No Goiás, Paulo Henrique, recuperando-se de contusão, é dúvida para o duelo. Paulo Baier volta ao time titular. Pelo time da Gávea, Caio Junior não poderá escalar Diego Tardelli, Ronaldo Angelin e Kléberson, todos machucados.
Palpite: Goiás

Santos x Atlético-MG: O Peixe tenta continuar sua recuperação, que foi interrompida pela derrota para o Coxa e para isso recebe o Galo, que beira à zona de rebaixamento. O Santos não conta com Molina e Adriano, contundidos, além de Dionísio, suspenso, na Vila Belmiro. Já o Atlético Mineiro perdeu Calisto, que tomou o terceiro amarelo, para a partida.
Palpite: Santos


Figueirense x Botafogo: Os dois times estão subindo na tabela. Apesar da força deles ser maior nos jogos em casa, ambos vêm de vitória jogando longe de seus domínios. O Bota tenta quebrar um tabu de nunca ter vencido no Orlando Scarpelli. Jackson, suspenso, não atuará pelo Figueira, mas Magal e Marquinho estão de volta à equipe. Pelo Alvinegro carioca, Castillo e Alessandro são os desfalques certos.
Palpite: Empate

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Próximos Jogos - 18ª Rodada

Os jogos destacados em negrito serão transmitidos pela TV Aberta.

Balanço Geral - 17ª Rodada

Os jogos Fluminense 1x2 Internacional e Flamengo 1x2 Cruzeiro foram comentados na coluna Apito Final.

Goiás 4x0 Portuguesa:
A tranqüilidade voltou ao Serra Dourada. Com a vitória, o Goiás estancou uma derrocada na competição nacional e expôs a fragilidade defensiva da equipe rubro-verde. A equipe goiana encerrou uma série de duas derrotas consecutivas no Brasileiro e chegou a 20 pontos. A recuperação momentânea foi corroborada pela saída da zona de rebaixamento - com o resultado, o time dirigido por Hélio dos Anjos saltou ao 12º posto da tabela de classificação, mas, após os jogos de domingo, o time voltou à zona de rebaixamento.

Náutico 1x2 Figueirense: Mesmo jogando com um a menos durante praticamente todo o segundo tempo, o Figueirense fez valer a boa vantagem conseguida no primeiro tempo e derrotou o Náutico, nos Aflitos. A vitória leva o time catarinense a assumir provisoriamente a 11ª colocação, com 24 pontos. Já a equipe pernambucana aumenta o jejum de vitórias para sete jogos e está no limite da zona de perigo, ocupando o 16° lugar.

São Paulo 4x0 Vasco: O estreante André Lima e Rogério Ceni brilharam no Morumbi e o São Paulo goleou o Vasco da Gama por 4 a 0. O atacante de 23 anos marcou duas vezes e o goleiro anotou o seu primeiro gol de falta na temporada e o terceiro de pênalti para fechar o placar. Com a quarta vitória seguida em casa e beneficiado pelas derrotas do Vitória para o Grêmio e do Flamengo para o Cruzeiro, o clube pentacampeão brasileiro debuta no G-4 - soma agora 30 pontos, cinco a menos do que o líder Grêmio, três a menos do que o Cruzeiro e está a um do rival Palmeiras.

Ipatinga 1x2 Palmeiras: A 17ª rodada foi perfeita para o Palmeiras. Primeiro, venceu o lanterna Ipatinga por 2 a 1, em Minas, melhorou seu desempenho longe do Parque Antarctica e, beneficiado por derrotas do Flamengo e do Vitória, assumiu a terceira colocação da Série A. Depois, viu seu principal jogador, Valdivia, anotar os dois gols e "selar as pazes" com o técnico Vanderlei Luxemburgo. O Ipatinga permanece na lanterna da competição.

Grêmio 2x0 Vitória: Em um jogo equilibrado e cheio de emoção, o Grêmio bateu o Vitória por 2 a 0 no Olímpico. No confronto direto pelas primeiras colocações, os gaúchos, com gols de Willian Magrão e Reinaldo, se mantiveram sólidos na liderança. O time já acumula oito jogos de invencibilidade. O Vitória caiu para a quinta posição.

Atético-MG 2x1 Sport: Poucos dias após ser massacrado pelo Vasco (6 a 1) - revés que fez a diretoria demitir o técnico Alexandre Gallo -, o Atlético-MG deu a volta por cima ao vencer, de virada, o Sport por 2 a 1. Sob o comando de Marcelo Oliveira, o alvinegro teve muita dificuldade durante o jogo, mas conseguiu interromper a seqüência de três vitórias consecutivas do adversário pernambucano. Roger inaugurou o escore para o Sport, mas Marques e Gedeon viraram para o Galo.

Atlético-PR 0x3 Botafogo: Mesmo jogando sem cinco titulares, o Botafogo confirmou sua ascensão no Campeonato Brasileiro e derrotou o Atlético-PR por 3 a 0, na Arena da Baixada. Foi terceira vitória do Alvinegro, nas últimas quatro partidas, e o primeiro triunfo fora de casa, o que levou o time ao 8º lugar, com 25 pontos. Roberto Fernandes não é mais o treinador do Furacão.

Santos 1x3 Coritiba: Em noite inspirada do atacante Keirrison (marcou três gols), o Coritiba bateu o Santos, na Vila Belmiro, e ampliou o drama do time paulista na luta para deixar a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Maikon Leite fez o gol de honra do alvinegro. Com o resultado, o time de Cuca permaneceu com 17 pontos e caiu da 17ª para a 18ª posição da tabela. O Coritiba é sétimo colocado.

domingo, 3 de agosto de 2008

Classificação - 17ª Rodada

Resultados - 17ª Rodada

Apito Final: Flamengo 1x2 Cruzeiro

O Flamengo aumentou para seis jogos o jejum de vitórias no Brasileiro 2008. Na tarde deste domingo, perdeu de virada para o Cruzeiro (2 a 1), no Maracanã. Os gols foram de Vandinho, para o rubronegro carioca e de Guilherme e Rômulo para o time mineiro. Com a derrota, o Flamengo deixou as primeiras colocações e não figura mais na zona de classificação para a Copa Libertadores 2009. Já o Cruzeiro permaneceu em segundo lugar, a dois pontos do líder Grêmio.


No primeiro tempo, o Cruzeiro marcou bem as principais peças do Flamengo. Os laterais Leonardo Moura e Juan foram praticamente anulados por causa do posicionamento inteligente do Cruzeiro, bloqueando os dois jogadores antes da intermediária. Íbison também se viu preso à marcação e não conseguiu criar nenhuma situação clara de gol. Com isso, os atacantes Obina e Erick Flores foram pouco acionados.

Ainda assim, Fábio foi obrigado a fazer uma grande defesa, num desvio de cabeça de Obina, após cobrança de falta de Juan. O Cruzeiro foi mais perigoso e Bruno a praticou duas grandes intervenções, com chutes de Charles e Guilherme. Thiago Heleno também poderia ter marcado, mas errou feio uma conclusão dentro da área, após rebatida equivocada de Fábio Luciano.


Na volta para o segundo tempo, o técnico Caio Júnior fez duas mudanças no Flamengo. Trocou Obina e Erick Flores por Diego Tardelli e Vandinho, que fez a sua estréia. O time carioca cresceu na partida, marcando a saída de bola do Cruzeiro e explorando a velocidade dos dois atacantes. Em poucos minutos teve duas boas chances de marcar. A primeira caiu nos pés de Tardelli, que não conseguiu concluir cruzamento da direita. Na segunda, Vandinho finalizou de cabeça, com precisão, uma cobrança de escanteio do lateral Juan. A bola foi no canto direito de Fábio: 1 a 0.


O Cruzeiro, que ainda não tinha mostrado nenhuma ofensividade no segundo tempo, saiu para o jogo. Com boa participação de Charles, Guilerme e Magrão (que substituira Wagner contundido) o time estrelado passou a incomodar a defesa rubronegra. Até que, numa cobrança de escanteio, Espinoza desviou de cabeça e Guilherme apareceu na frente de Bruno para tocar, também de cabeça, e empatar a partida. Foi o décimo gol do atacante, que passou a dividir a artilharia do Brasileiro com Kéber Pereira (Santos) e Alex Mineiro (Palmeiras).


O gol desestabilizou o Flamengo, que já vinha de cinco partidas sem vitória. O técnico Adílson Batista aproveitou para trocar Weldon por Rômulo. Não demorou muito tempo para a modificação fazer efeito. Num contra-ataque puxado por Gerson Magrão, Charles recebeu na intermediária ofensiva, se aproximou da área e descobriu Rômulo totalmente livre. O centroavante bateu na saída do goleiro Bruno e decretou a virada.


Depois de levar o segundo gol, o Flamengo saiu para o ataque de forma desorganizada para buscar o empate, mas esbarrou na boa postura defensiva do Cruzeiro. Desta para as boas atuações dos volantes Henrique e Marquinhos Paraná. Inteligente, o Cruzeiro retraía seus meio-campistas e saía em velocidade nos contra-ataques. Assim, teve duas ótimas chances de ampliar a vantagem. Na primeira, Gerson Magrão, sozinho, na frente de Bruno, chutou por cima. Depois, Guilherme colocou Rômulo na “cara do gol”, mas Bruno fez uma excelente defesa.


Quando o Flamengo tentava o empate, após fazer a terceira substituição, Diego Tardelli disputou um lance com Henrique e caiu sobre o braço direito, sofrendo uma fratura. Com a contusão, o time carioca perdeu força pois jogou o restante da partida com um atleta a menos. Nos últimos minutos, o zagueiro Fábio Luciano virou quase um atacante, mas a equipe não conseguiu criar muitas situações de gol.. Ainda assim, o Flamengo poderia ter empatado. Jonatas recebeu um cruzamento a meia altura dentro da área, dominou e chutou de voleio, mas a bola tocou caprichosamente na trave direita do gol de Fábio.


(escreveu Dércio Rodrigues, com edição de Diogo Rodrigues)

sábado, 2 de agosto de 2008

Bola em Jogo: Flamengo x Cruzeiro

Sem vencer há cinco partidas, o Flamengo recebe o Cruzeiro no Maracanã, neste domingo, às 16h. Depois de nove rodadas consecutivas na liderança do Brasileirão, o rubro-negro carioca sofreu significativa queda e hoje é o quarto colocado, quatro pontos distante do líder Grêmio. Por outro lado, a situação do Cruzeiro é mais tranqüila. O time venceu seus dois últimos compromissos - diante de Fluminense e Náutico - e ocupa a vice-liderança do Campeonato.

Mesmo tendo poucas opções ofensivas, o técnico Caio Júnior pode barrar o atacante Diego Tardelli para o jogo de domingo. Aírton é o provável substituto. Na zaga, Ronaldo Angelim, machucado, dá lugar a Thiago Sales. O meia Kléberson, também lesionado, é mais um desfalque para o Flamengo. A novidade na equipe é o atacante Vandinho - que se destacou como artilheiro do Avaí (SC) em 2008 -, que pode ficar no banco de reservas.

O Cruzeiro vai em busca de mais uma quebra de tabu no Maracanã. Depois de interromper, há uma semana, uma série de 39 anos sem vencer o Fluminense no estádio, a Raposa espera, neste domingo, derrotar o Flamengo pela primeira vez em oito anos no Maracanã. O volante Fabrício, não recuperado de dores que sente na panturrilha esquerda, continua desfalcando a equipe. Elicarlos deve substituí-lo.

Partida importantíssima para ambas as equipes. Expectativa quanto ao comportamento da torcida flamenguista, que ultimamente não tem demonstrado paciência com o time. O Cruzeiro, em melhor fase, pode se aproveitar da pressão em que se encontram os jogadores do rubro-negro.

Palpite: Cruzeiro.

O Que Vai Rolar - 17ª Rodada

O jogo Flamengo x Cruzeiro será comentado na coluna 'Bola em Jogo'

Jogos de domingo

São Paulo x Vasco: O Tricolor tem nova chance de entrar no G-4, mas receberá em casa o Vasco que, apesar de estar à beira da crise, goleou o Atlético-MG e vem embalado. O São Paulo deverá promover a estréia de André Lima e Rodrigo hoje no duelo. Zé Luis e Hugo, suspensos, estão fora. Pelo Gigante da Colina, Edmundo será poupado abrindo a disputa da sua vaga para Alex Teixeira e Alan Kardec.
Palpite: São Paulo

Ipatinga x Palmeiras: O Verdão tentará se aproveitar do momento ruim vivido pelo Tigre para arrancar pontos fora de casa e melhorar sua campanha longe do Palestra. Mas o Ipatinga costuma crescer quando enfrenta times grandes e é assim que quer vencer para deixar a lanterna da competição. Léo Lima, suspenso, está fora do jogo, mas Gustavo volta de contusão e é a boa notícia. No time do Vale do Aço, não há desfalques. Leandro Salino está de volta ao time titular após cumprir suspensão.
Palpite: Empate

Grêmio x Vitória: Duelo de 'seis pontos' que vale a ponta da tabela. O embalado Grêmio, que venceu o Coxa fora de casa tem o apoio da torcida, mas o Leão está ameaçando roubar a liderança. O técnico Celso Roth poderá promover a estréia de Souza com a camisa tricolor, mas não de começo, pois deixou o jogador no banco. No Vitória, Ramon e Willians estão suspensos. Dinei, ainda com dores, é dúvida para a partida.
Palpite: Grêmio

Atlético-MG x Sport: Marcelo Oliveira assumiu comando da equipe do Galo após a goleada sofrida e já tem um grande desafio pela frente: o Sport, que vem de três vitórias e está subindo na tabela. Para não entrar na zona de rebaixamento, o Atlético terá a estréia de Lenílson. Marcos e Vinícius desfalcam o time. Pelo Leão da Ilha, Durval e Roger voltam de suspensão e Sandro Goiano volta de contusão. Fumagalli, lesionado, continua fora.
Palpite: Sport

Santos x Coritiba: O Peixe com um novo ânimo para sair das últimas posições encara o Coxa, que vem fazendo um bom campeonato, mas perdeu em casa para o líder Grêmio e precisa voltar a vencer. No Santos, Fabiano Eller, suspenso, e Adriano, lesionado, estão fora. No time paranaense, Felipe cumpre suspensão. Rodrigo Mancha se desloca para a zaga abrindo vaga para Alê no meio.
Palpite: Empate

Atlético-PR x Botafogo: O Furacão tem bom retrospecto em casa, mas vai mal na competição. O Fogão não venceu nenhuma fora, mas tá crescendo no campeonato. Isso faz do duelo uma prova para os times. O Atlético terá a estréia de Rafael Moura e Fernando enquanto o Bota tem Triguinho, Carlos Alberto e Wellington Paulista suspensos. É uma nova chance para Gil mostrar seu futebol pelo time carioca.
Palpite: Empate

Bola em Jogo: Fluminense x Internacional

Os dois times, embora em situação distinta, buscam reabilitação no jogo de hoje. O Fluminense vive situação delicada no campeonato. Após 16 rodadas, o time ainda não conseguiu engrenar e está na vice-lanterna da competição. No Internacional, a posição na tabela não é boa para quem entrou como favorito - o time tem 22 pontos e está em 10º lugar. A equipe perdeu as duas últimas partidas e agora espera a estréia de reforços para alcançar o pelotão da frente. O time gaúcho ainda não venceu fora de casa.

Renato Gaúcho novamente enfrenta problemas para escalar o time. Washington e Tartá foram expulsos contra a Portuguesa e não jogam. Arouca, machucado, também está fora. As boas notícias são as voltam de Luiz Alberto e Junior César, que cumpriram suspensão. Somália ganha nova oportunidade no ataque.

Pelo Colorado, Daniel Carvalho, D'Alessandro e Gustavo Nery ainda não estão com condições de jogo, mas Rosinei fará sua estréia com a camisa vermelha atuando no meio. Além dos reforços, tem jogadores voltando de contusão. Sorondo e Wellington Monteiro, que ficaram afastados por lesões, estão de volta ao time titular. Nilmar também volta após um jogo fora por causa de um entorse no joelho. Alex ainda é a ausência sentida.

O jogo no Maracanã será de grande importância na reta final do primeiro turno. Além disso, a pressão da torcida do Flu em cima de Renato Gaúcho e a reformulação da equipe comandada pelo técnico Tite darão um tempero especial ao duelo. A partida pode ser a última de Guiñazu, com proposta dos Emirados Árabes, pelo Inter.

Palpite: Empate

imagem: LANCEPRESS!/ crédito: Allex Ximenes

O Que Vai Rolar - 17ª Rodada

O jogo Fluminense x Internacional será comentado na coluna 'Bola em Jogo'

Jogos de sábado

Náutico x Figueirense: O Timbu não apresenta nem de longe o bom futebol do começo do campeonato. O time, que já teve entre os quatro melhores, enfrenta o Figueira para não ficar entre os piores. O time catarinense empatou com o São Paulo e joga para subir na tabela. Cleiton Xavier sentiu dores na coxa e é dúvida. Pela equipe da casa, Felipe volta ao time. Além disso, Maurinho deverá vestir a camisa do Náutico pela primeira vez.
Palpite: Empate

Goiás x Portuguesa: Os dois times lutam para deixar a parte de baixo da tabela. A Lusa, com a vitória sobre o Fluminense, ficou fora da zona da morte, mas vai até o Serra Dourada encarar o Goiás, que quer os três pontos a qualquer custo para deixar a 18ª colocação. Hélio dos Anjos não conta com Ernando, suspenso. Fahel (ex-Atlético-PR) poderá entrar na vaga de Paulo Baier, poupado. Pela Portuguesa, boas notícias. Edno e Diogo voltam ao time após cumprirem suspensão.
Palpite: Goiás

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Próximos Jogos - 17ª Rodada

Os jogos destacados em negrito serão transmitidos pela TV Aberta.

Balanço Geral - 16ª Rodada

O jogo Palmeiras 1x0 Flamengo foi comentado na coluna Apito Final.

Cruzeiro 4x2 Náutico:
Bela atuação do atacante Guilherme, com dois gols e uma assistência. Com 15min de partida, a equipe celeste já vencia por 2 a 0, gols de Wagner e Guilherme. Aos 22min, Wellington descontou para o Timbu, dando esperanças à equipe pernambucana. No segundo tempo, Henrique, num belíssimo gol, e Guilherme, após driblar o goleiro, deram tranquilidade ao Cruzeiro. No penúltimo minuto, Geraldo descontou para o Náutico, mas já era tarde.

Vitória 2x1 Atlético-PR: Duelo de rubro-negros no Barradão. O Vitória, time da casa, levou a melhor, de virada. O lateral Nei, do Atlético-PR, botou os visitantes em vantagem aos 38min do primeiro tempo, em um bonito gol olímpico. Aos 7min da etapa complementar, Marquinhos deixou tudo igual. Faltando apenas dois minutos para o término da partida, o veterano Ramón recebeu dentro da área e bateu rasteiro, sem chances de defesa para Gallato.

Portuguesa 3x1 Fluminense: golaços no Canindé. Darío Conca fez o primeiro do jogo, chutando colocado, aos 19min de jogo. A virada da Lusa foi comandada por Jonas, que , de voleio, empatou a partida aos 27min. Aos 11min da segunda etapa, Preto chutou forte, de fora da área, para colocar o time da casa em vantagem. Jonas acabou com as chances tricolores aos 41min, quando driblou dois, entrou na área e bateu cruzado, no canto direito de Fernando Henrique.

Botafogo 2x0 Goiás: Pela quarta vez consecutiva, o Botafogo vence jogando no Engenhão. O nome do jogo foi o volante Túlio, que marcou duas vezes, todas elas no primeiro tempo. Primeiro, aos 28 min, o atleta chutou de fora da área e contou com um desvio no zagueiro para bater o arqueiro Harlei. Depois, aos 44min, tabelou e chutou forte, rasteiro, deixando o goleiro adversário sem nenhuma reação.

Internacional 0x1 Santos: Primeira vitória santista longe do litoral paulista. Maikon Leite, contando com uma enorme bobeada do zagueiro Danny Morais, foi o autor do único gol do jogo. Com a derrota, o Colorado perdeu a oportunidade de encostar nos líderes do campeonato, caindo à décima colocação.

Figueirense 1x1 São Paulo: O São Paulo parece ter despertado com o gol sofrido logo no início da partida, aos 7min, por intermédio de Tadeu. A partir daí, a equipe paulista montou uma blitz ao Figueirense, exigindo boas defesas do arqueiro Wilson. Contudo, aos 34min da etapa complementar, não foi possível deter o ímpeto tricolor. Hugo arriscou de longe, com efeito, no ângulo superior direito de Wilson, empatando a partida.

Sport 3x1 Ipatinga: Boa estréia do jovem atacante Ciro, de 19 anos. Aos 16min do segundo tempo, ele deixou Carlinhos Bala em boas condições para abrir o placar a favor do Sport. Luciano Henrique, batendo rasteiro, ampliou, aos 28min. Beto, aos 36min, diminuiu para o Ipatinga. Mas Ciro, aos 43min, tratou de garantir a vitória do Leão da Ilha.

Vasco 6x1 Atlético-MG:
Assim como em 2007, uma goleada vascaína sobre o Atlético-MG derruba o técnico rival. Zetti no ano passado, Gallo em 2008. Edmundo abriu o placar aos 13min, após falha do goleiro Edson. Dois minutos depois, Jael deixou tudo igual. Eduardo Luiz e Madson botaram o Time da Colina em boa vantagem ainda no primeiro tempo. Nos primeiros 15 minutos da etapa complementar, Wagner Diniz (2) e Leandro Amaral completaram o show de gols cruzmaltino. Mesmo com a grande vitória, a crise no Vasco persiste. De acordo com uma entrevista dada por Edmundo após a partida, jogadores como Luizão, Morais e Leandro Bonfim haviam pedido para não entrar em campo.

Coritiba 0x1 Grêmio: O Grêmio garantiu a liderança pela segunda rodada consecutiva ao conquistar esse improtante resultado, atuando fora de casa. O gol solitário saiu aos 2min do segundo tempo, com a participação de dois atletas que já pertenceram ao Coritiba. Tcheco cobrou escanteio e Marcel desviou de cabeça.

Estatísticas - 16ª Rodada